Postagens

Mostrando postagens de julho 28, 2019

Letramento através da ludicidade !!!

Imagem
Na educação infantil o letramento se dá através do lúdico e das experiencias, sendo assim eles tem os primeiros contatos com as letras, compreendendo a importância da escrita para o mundo social. Desta forma as crianças da turma do Pré 1 A vem trabalhando com a identificação dos seus nomes, a construção destes por meio de letras de feltro e a diferenciação entre números e letras. Assim como Rau(2011) nos remete a importância de apresentar a informação utilizando de diferentes linguagens e formas, de modo que cada um aprenda com seu estilo diferente. Através da história da "Caixa maluca", surgiu em nossa sala também uma caixa misteriosa que causou curiosidade e instigação em saber o que teria de surpresa dentro dela e para a felicidade de todos eram lindas coloridas e fofinhas letras de feltro. Foram momentos de alegrias e encantamento em formar seus nomes e explorar e brincar com as letras. Assim como fazer a ligação do numero (simbolo) com a quantidade.

Espaço x aprendizagem: Pré 1 A em sua sala nova

Imagem
Depois   de meses sonhando com nossa sala nova, agora  estamos vivenciando a fase de descoberta encantamento e construção do nosso novo espaço. Assim como nos fala  Horn (2004) o espaço é uma ferramenta de aprendizagem, será através deste que a criança irá  se relacionar e interagir entre eles e com o professor. [...] as crianças, ao interagirem com o meio e com outros parceiros, aprendem pela própria interação e imitação, constatamos que a forma como organizamos o espaço interfere, de forma significativa, nas aprendizagens infantis. Isto é, quanto mais esse espaço for desafiador e promover atividades conjuntas, quanto mais permitir que as crianças se descentrem da figura do adulto, mais fortemente se constituirá como part e integrante da ação pedagógica (Horn, 2004, pg. 20). Nossa sala tem muito cantinhos para ser construídos os quais irão possibilitar inúmeras aprendizagens e vivências e para isto tenho contado com o auxilio e parceria das famílias.

Amizade!

Imagem
"Para as crianças, o conceito de  amizade  é diferente. Elas não têm essa profundidade toda de relacionamento, e amigos, para elas, são as outras crianças com quem podem brincar e explorar novidades com o mesmo entusiasmo. Com os amigos, as regras são diferentes. Os adultos tendem a facilitar a vida dos pequenos, mas entre iguais não tem isso. Quanto mais a criança interage com outras do mesmo tamanho, mais preparada estará para a vida adulta” Fonte:  https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/importancia-beneficios-amizade-infancia/