Postagens

Mostrando postagens de novembro 22, 2020

PROPOSTA REMOTA PARA PRÉ 2 A- 27.11.2020

Imagem
“CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA”   OLÁ FAMÍLIAS! NESTA PROPOSTA QUERO INSTIGAR A CURIOSIDADE DE NOSSOS PEQUENOS, DEIXÁ-LOS CURIOSOS E COM VONTADE DE DESCOBRIR SOBRE O LIVRO, PARA ISSO PRECISO DA AJUDA DE VOCÊS! 1-     QUE LIVRO É ESSE? – OBSERVEM A CAPA DO LIVRO, ASSISTAM AO VÍDEO DA PROFE JÉ E CONVERSEM SOBRE O LIVRO ( FAMÍLIA! A INTENÇÃO NÃO É FAZER UMA PESQUISA NA INTERNET E PROCURAR A HISTÓRIA E SIM DEIXAR QUE A IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA AFLORE, O PAPEL DO ADULTO SERÁ DE QUESTIONÁ-LA SOBRE O QUE TEM NO LIVRO ).     2-     VAMOS DESENHAR! – FAÇA UM DESENHO SOBRE O QUE VOCÊ ACREDITA QUE TENHA DENTRO DESTE LIVRO, QUE HISTÓRIA SERÁ? QUEM SERÁ O PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA?   3-       CONTE TUDO PARA A PROFE! -   AGORA FAÇA UM VÍDEO MOSTRANDO SEU DESENHO E CONTANDO SOBRE O QUE VOCÊ ACHA QUE CONTA ESTA HISTÓRIA. AS

Proposta remota para o PRÉ 2B (27/11/2020)

Imagem
CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.  27/11/2020  Olá famílias!      O dominó é um jogo popular em vários países. No Brasil ele é bastante conhecido, e sua popularidade é grande entre adultos e crianças. Este tipo de jogo é usado no ocidente e tem 28 peças. Existem também dominós com figuras, usados para trabalhar com as crianças, facilitando o aprendizado. Nesta modalidade, o número de peças pode variar.       Jogar dominó possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e aritmético das crianças. Também desenvolve a interação, permitindo momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas entre os integrantes da família. Vale lembrar que a aprendizagem através de jogos permite que a criança faça da aprendizagem uma ação interessante e prazerosa.  VAMOS JOGAR DOMINÓ?  PASSO A PASSO:   1º.   Recorte as tiras, respeitando o limite do tracejado;  2º.  Ide

PROPOSTAS REMOTAS PRÉ 1B PROFESSORA SILENA

Imagem
CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA “É de grande importância a educação pelo movimento no processo escolar, uma vez que seu objetivo central é contribuir para o desenvolvimento motor da criança o qual auxiliará na evolução de sua personalidade e no seu sucesso escolar”  Le Boulch (1987).     PROPOSTA Movimentando o corpo Reúna a família para um momento de muito movimento e diversão. Prepare o espaço que pode ser externo ou interno. 1. Encontre a forma: Crie formas (quadrados, círculos), letras ou números no chão com fita adesiva ou desenhando com giz. Dê instruções que coloquem a criança em movimento (por exemplo: "rasteje como uma cobra em direção à letra B", "pule como um canguru no círculo", "Corra em direção ao número 3"). 2. Letras musicais: uma variante do jogo anterior, consiste em colocar a música rítmica para dançar. Pare a música e diga uma das letras, formas o

PROPOSTAS REMOTAS TURMA PRÉ 1 E Professora Andrea

Imagem
 CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. OLÁ FAMÍLIAS!  A proposta para a semana é: EXPLORAR E BRINCAR COM MASSINHA DE MODELAR. O processo de aprendizagem da escrita começa muito antes do conhecimento das letras e palavras. E sem dúvida brincar com massinha de modelar é uma das brincadeiras que as crianças mais gostam. É um recurso simples e com grande importância para ser explorado na fase inicial da escrita das crianças, tem como objetivo desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade, concentração, descobrir novas formas, cores, texturas, sensações e movimentos. E ainda permite que as crianças liberem pensamentos e as emoções sendo útil para aliviar as tensões, frustrações e a agressividade.  P ROPOSTAS 1. PROPOSTA :  Será mais divertido se vocês fazerem a receita caseira da sua própria massinha de modelar. É bem fácil:              VAMOS A RECEITA:   NO LUGAR DE CORANTES ALIMENTÍCIOS  P

Pré 1 Turmas C e D

Imagem
              CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.                                                       Olá Famílias!!!! Esta semana vamos fazer uma atividade congelante e  divertida. Para essa proposta vamos precisar de: ·          Um pote plástico, pode ser de sorvete, margarina ou o que estiver disponível em casa; ·          Um objeto pequeno, pode ser um brinquedo pequeno, peça de um jogo, algo que seja menor em relação ao tamanho do pote; ·          Água;   Como preparar: Ø   Coloque um pouco de água no recipiente e leve ao congelador, deixe iniciar o processo de congelamento e acomode o objeto escolhido no centro do recipiente, acrescente água ate cobrir o objeto e leve para o congelador novamente. Ø   Deixe o gelo ficar consistente. (Pedra de gelo) Ø   Retirem juntos o gelo do recipiente    e deixem que os pequenos criem estratégias para descongelar e resgatar o objeto congela

Proposta Remota P1A - Quantas letras no meu nome...

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. Bom dia amigos! Já pararam para notar como tem letras espalhadas por aí? Nas placas, nos livros, nas revistas, e em muitos outros lugares. Nossos nomes, também são compostos por letras, alguns nomes têm mais, outros têm menos. E por incrível que pareça, as letras do nosso nome aparecem várias vezes nos diversos materiais textuais que encontramos no dia a dia. Vamos averiguar isso? ATIVIDADES: 1.    Procure em jornais, panfletos e revistas as letras que compõe o seu nome. Todas as letras do seu primeiro nome valem. Por exemplo, meu nome é LUIZ, vou procurar as letras I, L, U e Z. 2.     Em uma folha a parte, desenhe balões com números de 1 a 8. 3.      Recorte as letras e cole nos balõezinhos, de acordo com a quantidade que o numeral indica. 4.    Podem misturar as letras dentro dos balões, sem problemas. 5.     Por exemplo, no balão do número 7

PROPOSTA REMOTA N4-AB

Imagem
 Queridas Famílias!      “As forças mais profundas que vivem no íntimo da criança, só podem ser tocadas e avivadas pelo brinquedo mais sadio do mundo: o brinquedo chamado natureza”. Rudolf Kishnick.      “As vivências, explorações, descobertas e brincadeiras ao ar livre colocam a criança em contato com as forças vitais dos quatro elementos – terra, água, ar e fogo – com ciclos de vida e morte, fluxos vivos, ritmos e processos dinâmicos, aguçando os sentidos, a imaginação e o sentimento de pertencimento, das raízes com a Terra e respeito por ela”. Projeto Playoutside.      Nesta semana queremos propor uma brincadeira com materiais não estruturados, através dos elementos encontrados na natureza. Para iniciar e instigar a criatividade dos nossos pequenos, vamos assistir a história “Bem lá no alto”, de Susanne Straber. Assista através do link abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=0RvyTaIcI5k PROPOSTA PRÁTICA : “CONFEITARIA DO N4-AB” - Com base na história, convide seu filho para fazer

Proposta remota N3 AB - Brincando com tintas

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. Olá Famílias!!! Nesta semana vamos brincar com tintas. Para essa proposta iremos precisar de tintas guache, das cores que preferirem! Existem algumas receitas na internet de tintas com elementos naturais, como no seguinte link: https://novaescola.org.br/conteudo/3583/album-receitas-naturais-de-tintas. Também vamos precisar de suportes para as pinturas, como folhas de variados tamanhos, papelão, talvez uma parede ou o chão da área externa, conforme a disponibilidade de cada família. Organize o espaço, mostre à criança os materiais, podem usar pinceis, folhas de árvores, galhos, flores, as mãos. Disponha os materiais no espaço, e deixe a criança brincar e explorar. Algumas ideias: OLÁ FAMÍLIAS!  PINTURA COM OS PÉS   Para esta proposta você precisará apenas de um papel grande ou tecido, tintas guache a sua escolha, recipientes para as tintas e um espaço externo. Este

PROPOSTA REMOTA N3C

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. Olá Famílias! Vamos criar um arco-íris?  Estamos em uma estação em que o sol se faz presente na maioria dos dias, então porque não aproveitar e explorar os fenômenos da natureza tentando recriá-los. Quem não se encanta com um arco-íris? Então mãos a obra. Você vai precisar de um feixe de luz, um CD e de uma superfície branca (parede ou folha branca). Você deverá posicionar o CD na frente de algum feixe de luz no começo da manhã ou no final da tarde e usar ele pra rebater o arco-íris. Mas se por algum motivo não conseguiu refletir o arco-íris, não fique triste, tem uma maneira mais fácil e acessível de fazer esse efeito, é usando materiais que você tem na sua casa, como CD, água e lanterna! Se você for utilizar a lanterna a atividade também pode ser feita a noite. Você pode também fazer uma fazer uma foto sua com efeito do arco-íris em seu rosto. imagens da interne

PROPOSTA REMOTA N4C

Imagem
 CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO AS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA Olá Amiguinhos do N4C... Vamos nos divertir mais um pouquinho com os animais? JOGO DE MEMÓRIA DOS ANIMAIS Para esta atividade vamos precisar de: • Folhas de ofício branca, papelão ou caixinhas, cds velhos ou tampinhas de potes, tesoura sem ponta, cola ou fita adesiva; • Para as gravuras do jogo poderão fazer de duas maneiras, cada um junto com sua família decide como irão fazer: a) desenhar os bichinhos que gostam e pintar com lápis de cor, canetinhas ou giz de cera; b) imprimir gravuras de bichinhos já prontas da internet como no exemplo da profe, (lembrando que os bichinhos devem ser duplos para formar o par); imagens da internet • Recortar os desenhos e colar no material escolhido por vocês, (papelão, caixinhas, cds ou tampinhas); • Após concluírem o jogo é só se divertir com a família, virando todas as gravuras para baixo, cada um na sua jogada tenta ac

Proposta remota N2DEF

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.   ATIVIDADES REMOTAS NÍVEL 2 DEF Professoras Ananda, Angélica, Franciele e Renata.   Olá famílias! Nossa proposta da semana é montar um circuito motor, que pode ser preparado com materiais diversificados, para as crianças explorarem o espaço, além de ampliar o desenvolvimento de seus movimentos e habilidades motoras. O objetivo dessa proposta é que possam fazer movimentos corporais como subir, descer, levantar, sentar, pular, saltar, rolar e rastejar. Para isso contamos com a imaginação da família, criando um espaço com     materiais diversificados como colchonetes, bambolês, tábuas de madeira, pneus, cabo de vassoura, caixas de papelão, cordas, podem utilizar cadeiras ou bancos, fita para fazer tracejados no chão, entre outros. Vamos entrar no mundo da imaginação, uma caixa pode virar um túnel e uma fileira de cadeiras pode virar um pântano cheio de