Postagens

Mostrando postagens de setembro 6, 2020

Proposta remota PRÉ 2B (11/09/2020)

Imagem
 CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.  11/09/2020  Olá Famílias!       As crianças, curiosas por natureza, percebem que ao seu redor está permeado de letras e, que as juntando, podemos formar palavras que atribuem significados. Essa curiosidade deve ser estimulada sempre que surgir, pois é com ela que as crianças passam a dar os primeiros passos rumo ao letramento e sucessivamente a alfabetização.       Hoje compartilho ideias para desenvolver essa curiosidade. Segue abaixo as propostas, lembrando que a família pode escolher uma ou mais para desenvolver. Link de acesso ao caça palavras online: www.flippity.net/ws.php?k=1_FzUwTjcjTbShaWB3lmuTFoGXQmQEMU5pVQ_Ss9ZU14 Link do livro BICHODÁRIO para narrar:  pt.slideshare.net/andreaperez1971/bichodrio Link do livro BICHODÁRIO pelo YouTube:  Link do livro BRINQUEDOS para ser narrado pelas crianças: pt.slideshare.net/azulestrelar/brinquedos-andr-neves

PROPOSTA REMOTA PARA PRÉ 2 A- 11.09.2020

Imagem
  “CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA”   “O papel da Educação Infantil hoje é de cunho pedagógico. As crianças até 6 anos não frequentam a escola apenas para brincar ou se socializar. Elas estão nesta faixa etária construindo conceitos. No início são pré-conceitos, indícios. Gradativamente vão sendo construídos conceitos lógico-matemáticos. A construção do conceito de número, por exemplo, começa muito antes da entrada na escola. Desde que em sua casa, nas relações cotidianas, a criança tem oportunidade de lidar com situações que envolvam ordenação, seriação, classificação, já estará se iniciando a construção deste conceito.” A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.  Pedagogia ao Pé da Letra , 2013. Disponível em: < https://pedagogiaaopedaletra.com/a-construcao-de-conceitos-matematicos-por-alunos-da-educacao-infantil/ >. Acesso em: 31 de agosto de 2020. O

PROPOSTAS REMOTAS PRÉ 1CD

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.                                                                                                                  Queridas Famílias! Na Educação Infantil, o lúdico é essencial para o desenvolvimento das crianças, inclusive intelectualmente, pois as brincadeiras trazem consigo “um brincar compromissado com a qualidade de vida da criança” (MEYER, 2008, p. 22).   As atividades lúdicas e o contato com diferentes materiais são muito importantes para os pequenos. Através das brincadeiras, as crianças desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor (FERREIRA; SILVA RESCHKE [s/a], p.2). O processo de aprendizagem se dá através de brincadeiras simples e de vivências do cotidiano. Por isso é de suma importância que as prop

PROPOSTA PRÉ 1-E PROFESSORA ANDREA

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. OLÁ FAMÍLIAS! Espero que continuem bem e aproveitando bastante as propostas de vivências com as crianças. Nesta semana disponibilizo mais uma atividade com o intuito de manter o vínculo das crianças com a escola e propiciando momentos de interação com a família, diversão e aprendizagens.   A proposta é: SEQUENCIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO. Jean Piaget, psicólogo suíço, além de explicar o desenvolvimento cognitivo, investigou como se processa a construção do conceito de número pela criança. Piaget propôs que o desenvolvimento cognitivo se processa em quatro estágios: Sensório- motor (0 – 2 anos); pré-operacional (2- 6 anos); de operações concretas (7- 11 anos); e de operações formais (12 anos em diante). Isso significa dizer que a inteligência se modifica com o passar do tempo. Sendo assim, é no segundo estágio, pré-operacional ou de inteligência intuitiva, que

Proposta Remota P1A - Semana da Pátria

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. #SOL IDA RIE DAD ECO NTA GIA Olá amigos! Vocês sabiam que, no dia 07 de setembro, no país inteiro, comemoramos a Independência do Brasil?! Em outras ocasiões, na escola nós cantaríamos o Hino Nacional, relembraríamos sobre as riquezas e maravilhas do nosso país e ainda faríamos aquele belíssimo e típico desfile cívico, mas esse ano em função da pandemia essas coisas não serão possíveis. Mas, que tal se, para não deixar essa data passar em branco, nós vivenciássemos algumas dessas experiências em casa mesmo? ATIVIDADES: 1.    Assistam ao vídeo que conta brevemente a história da Independência do Brasil, para que possamos entender a importância desse feriado para o nosso país; https://www.youtube.com/watch?v=kGrj_y8SpSw   Conversem em família sobre as riquezas naturais do nosso país e sobre a importância de preservá-las, reforçando que pequenos atos, tais c

PROPOSTAS REMOTAS PRÉ 1B PROFESSORA SILENA

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA   Famílias! “As noções temporais são muito abstratas e muitas vezes bem difíceis de serem adquiridas pela criança. Dessa maneira, somente através da atividade vivenciada será possível reconhecer e compreender essas noções”. (BUENO, 2014)   PROPOSTA BRINCAR: TEMPO E MOVIMENTO   1.Fazer uma ampulheta Diversas coisas levam cerca de dois minutos, como ouvir o lado de uma pessoa durante uma discussão, meditar, segurar a respiração, fazer uma ligação telefônica ou deixar uma criança no pensamento. Uma ampulheta é divertida de fazer, além de ser muito legal observá-la em funcionamento. É possível usá-la para medir o tempo de muitas coisas, e fazer uma ampulheta leva menos tempo do que muitas outras coisas. Confira o passo a passo nos links: https://www.youtube.com/watch?v=HmlNN9Ehno8 https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Ampulheta-Com-Garrafas-Pl%C3%A1sticas-