Postagens

Mostrando postagens de setembro 20, 2020

PROPOSTA REMOTA PARA PRÉ 2 A- 25.09.2020

Imagem
“CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA” “O movimento, ajuda a criança a adquirir conhecimento do mundo que a rodeia através do seu corpo, de sua percepção e sensações. Por estar ligado a aspectos afetivo ou relacional, o contato da criança com o adulto, com o ambiente físico e com outras crianças, dá condições para que ela se desenvolva em seu ambiente. O corpo, portanto, é uma forma da criança expressar a sua individualidade, reconhecer-se a si mesma e perceber as coisas que a cerca. Nessa etapa de desenvolvimento, o trabalho com o lúdico pode ser direcionado num contexto de jogos motores, musicalização e arte, que aliado às atividades didático-pedagógicas, mostra-se um instrumento educativo imprescindível para a aprendizagem infantil.” (DRAGO E GONÇALVES, 2019) A IMPORTÂNCIA DO CORPO E DO MOVIMENTO PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.SÃO MARCOS ONLINE, 2019. Disponível em: < h

Proposta remota PRÉ 2B (25/09/2020)

Imagem
CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.  25/09/2020 Olá Famílias!       O uso da tesoura significa um desafio para a criança, pois a partir dela pratica movimentos com as mãos que antes não eram tão frequentes. A aquisição de novas habilidades faz parte da série de aprendizados e descobertas que devem experimentar ao longo de seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Esta semana iremos desenvolver mais esta habilidade. Que tal exercitarmos o uso da tesoura e cola?  O uso da tesoura desenvolve várias habilidades, entre elas  Estabilidade postural; Percepção visual; Coordenação visomotora; Integração bilateral; Orientação espacial; Consciência corporal;  Força muscular; Algumas dicas  1. Mostre à criança que cada mão tem um papel no processo. Enquanto a mão dominante (direita ou esquerda) segura a tesoura, a mão auxiliar segura a superfície a ser recortada;  2. Posicione o dedo polegar da mão
Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. OLÁ FAMÍLIAS! A proposta desta semana é: CRIANDO COM POESIA E LINHAS  A poesia é o texto escrito ou falado, que apresenta ritmos e rimas. É um tipo de texto que atrai muito as crianças, pois os criados para as mesmas apresentam um caráter lúdico, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação e criação. Construindo assim, uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico, além de estimular a oralidade. A poesia mexe com o imaginário da criança, levando-a a expressar desejos, sentimentos, descobrindo que se pode brincar com as palavras. VAMOS LÁ? 1. Família, reserve um tempo e um lugar aconchegante para a leitura do poema para seu(a) filho(a). Poema: A Linha Assanhada do autor Carlos Jorge. OU ASSISTA AO VÍDEO DISPOÍVEL EM: 2. Em seguida faça questionamentos e converse sobre o poema. 3. Pergunte a criança, como no poema que a linha queria ser várias co

PROPOSTA REMOTA PARA PRÉ 1 CD

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA Olá Famílias! PROPOSTA 1: Vamos brincar com as letras, números e formas? Juntamente com a descrição da proposta, estamos enviando uma tabela com números, letras e formas geométricas. Para realizar a atividade é necessário recortar cada um dos quadrados com os diferentes símbolos. E em seguida separá-los. Em números, letras e formas geométricas. Estamos enviando juntamente com o material para recorte, três tabelas para auxiliar nesse momento de separação. Que tal desafiar seu filho a encontrar as letrinhas de seu nome, determinados números e formas? Divirtam-se! PROPOSTA 2: Para essa proposta precisaremos de no mínimo dois participantes. Cada participante deve ter uma vassoura ou um cabo para poder realizar a brincadeira. Os participantes devem parar em uma distância de mais ou menos 1,0m de cada um segurando a vassoura nas mãos. Ao comando “Já” os partici

PROPOSTAS REMOTAS PRÉ 1B PROFESSORA SILENA

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA Famílias! Você já observou o jardim? As árvores estão brotando, flores colorindo os canteiros e Insetos de jardim por toda parte... Você já fez um leilão?   Leilão é quando temos algo valioso para vender e oferecemos para quem deseja comprar.   Tem uma linda Poesia em sequência com o título “Leilão de Jardim”. Quem escreveu foi: Cecília Meireles.   PROPOSTA   1.     Conte a poesia para seu (sua) filho(a), após observe a natureza com ele.           1.     Em uma folha A4, oriente a criança para fazer uma linda arte. Utilizando tintas, lápis de cor ou giz de cera. Descrevendo o que tem de mais belo no jardim para fazer um leilão, assim como na poesia. (Deixe a criança criar como gostaria de oferecer e vender o produto.) 2.     Faça um vídeo da criança fazendo um leilão de algo que encontrou interessante no jardim ou na sua casa. (Imagine que se

Proposta Remota Pré 1A - Roda de Chimarrão

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.   Olá amigos! Como sabem, no último domingo, dia 20 de Setembro, foi comemorado o dia da Revolução Farroupilha, um evento que ficou marcado na história do nosso Estado, o Rio Grande do Sul. Nessa época, costumamos relembrar algumas tradições e costumes do nosso Estado, tais como tomar chimarrão, o churrasco, e aproveitar as danças típicas, entre elas o maçarico e a chula. Na escola, estaríamos fazendo nossa roda de chimarrão, cavalgadas, e apreciaríamos apresentações culturais. Mas, por que não vivenciar esses momentos mesmo em casa?! ATIVIDADES: Para vivenciar alguns hábitos da nossa tradição, vamos realizar no dia 24/09, às 19h uma RODA DE CHIMARRÃO VIRTUAL , na qual cada um pode preparar e tomar seu próprio mate, enquanto conversamos e interagimos com os colegas. Se quiserem, podem participar pilchados.   DESAFIO: Inspirem-se nos vídeos a se

ANIVERSARIANTES DOS MESES JULHO E AGOSTO

QUERIDAS FAMÍLIAS! Hoje queremos FELICITAR todas as crianças da EMEI AMIGUINHO que fizeram ANIVERSÁRIO nos meses de JULHO   e AGOSTO.   Desejamos a todas vocês, SAÚDE , ALEGRIAS e muito AMOR! Confiram abaixo nossa singela homenagem! Que possam curtir cada momento pertinho de quem mais amam! Um abraço cheio de carinho de todos nós da EMEI AMIGUINHO!

PROPOSTA REMOTA N4C

Imagem
 CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO AS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. Olá Amiguinhos do N4C... Como já sabemos, as brincadeiras promovem o desenvolvimento da coordenação motora, noções de localização e espaço e o desenvolvimento cognitivo e lógico. Então vamos brincar e nos divertir um pouquinho?  NÃO DEIXE O BALÃO CAIR...      Para esta proposta vamos precisar de: um balão, dois palitos de picolé ou duas madeirinhas que tiverem em casa, dois pratinhos de doce de aniversário, tinta colorida, cola ou fita adesiva.  COMO FAZER: • Pintar os pratinhos e os palitos com a tinta colorida; • Após secar colar o palito no pratinho com a cola ou a fita adesiva formando uma raquete; • Encher o balão;      Para jogar convide alguém da família, o jogador deverá iniciar a partida jogando o balão para o outro com as raquetes sem deixar cair.      Também pode-se jogar sozinho, utilizando somente uma raquete, o jogador joga o balão para cima reb

PROPOSTA REMOTA N3C

Imagem
 CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.  Olá Famílias !   Pensando acerca do encerramento das comemorações da Semana Farroupilha e o Dia do Gaúcho, para a proposta desta semana gostaríamos que vocês compartilhassem conosco alguma tradição gaúcha que vocês praticaram nos festejos.  Vocês podem compartilhar conosco vídeos ou fotos desse momento em família, sejam músicas, danças, comidas típicas, histórias, brincadeiras, costumes, vestimentas, enfim, algo que representou o ser gaúcho no lar de vocês.   Nos envie fotos por e-mail amiguinho@campobom.rs.gov.br ou então pelo WhatsApp no grupo da turma.  Grande abraço. 

PROPOSTA REMOTA N3 AB: VAMOS CONFECCIONAR UM JOGO DE MONTAR E EMPILHAR?

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME  PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. Olá Famílias!!! Nesta semana gostaríamos de saber quem gosta de jogos  de montar? Trouxemos uma ideia de jogo de montar e empilhar que vocês podem confeccionar em casa utilizando materiais bem acessíveis! Neste jogo utilizamos papelão, rolos de papel higiênico, tinta, pincel e tesoura. Primeiro desenhamos três círculos no papelão, pintamos os três círculos de cores diferentes. Depois pintamos três rolos de papel higiênico com as mesmas cores dos círculos. Assim fomos pintando até chegarmos na quantidade desejada. Depois que a tinta secou recortamos o papelão e o jogo ficou pronto!!! Agora é só jogar! Agora quero ver o jogo de vocês aí em casa!!! Inventem o seu jogo de montar e empilhar!!Usando a sua criatividade e suas ideias!! Esta ideia retiramos da internet! Postem também seu jogo de montar para que possamos ver! Abraços das Profes Lia e Barbara!!  

PROPOSTA REMOTA N4-AB

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. Queridas Famílias! A música é “uma atividade indispensável no processo de desenvolvimento da criança, ela pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo e, por isso, deve ser valorizada na escola a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória e outras habilidades, além de contribuir de forma eficaz no processo de ensino aprendizagem”. Carvalho e Lima. Então, vamos brincar com música? ROLETA MUSICAL https://wheelofnames.com/view/pt/we3-m9v/ -Clique sobre a roleta e cante uma música relacionada à imagem sorteada; - Aproveite para retomar as cores, perguntando para seu filho a cor de cada imagem selecionada pela roleta; - Também pode fazer outras rodadas como: imitar ou representar as figuras através de gestos, dizer o que comem ou onde vivem; - Peça para que seu filho conte quantas figuras tem na roleta (noção de quantidade); - Das figuras da rol

Atividade Remota da Turma N2DEF

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.   Olá Famílias! Vamos contar uma história bem legal para nossos pequenos, e depois estender para uma brincadeira bem divertida do jeitinho que eles gostam. A nossa história é “O banho do porquinho”: Link do livro:  https://drive.google.com/file/d/1QJHlplQQbm6Bwvkd80RlBbHP1TyzFof_/view?usp=sharing Para nossa brincadeira vamos precisar de animaizinhos de borracha, lama (pode ser feita com argila e água), detergente, esponja e água limpa. No primeiro momento os pequenos vão poder explorar e brincar com os animaizinhos na lama, depois com a esponja, o detergente e água limpa eles vão dar um delicioso banho nos bichinhos. Que delícia brincar com a terra e depois um bom banho para estar pronto para as próximas descobertas e desafios do cotidiano infantil. Aguardamos os registros que podem ser enviados pelo grupo da turma N2DEF no WhatsApp, Facebook e blo

PROPOSTA REMOTA DO N2 abc (21/10/2020)

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO AS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.              Olá Famílias!    Vamos aprender sobre   tamanhos?!             Para a proposta da semana, vocês precisam de objetos ou brinquedos de tamanhos diferentes. E aos explorá-los usem os termos: pequeno/ grande ou maior/menor . Para complementar a atividade vocês podem acessar no link: https://youtu.be/FmxfQB1D6JY a música da Palavra Cantada BICHINHO. Isso não só deixa a brincadeira mais interessante, como também auxilia na memorização, estimula a criatividade, imaginação e noção de tamanho.      Explique   para   a   criança que vocês precisam arrumar os brinquedos pelos seus tamanhos, faça perguntas como: Qual é o pequeno/menor? Qual é o grande/maior? Repita a comparação com outros objetos ou, até mesmo com as pessoas da família. O papai é grande? E a mamãe? E assim usando a sua criatividade torne a atividade mais divertida.   Com carinh