Postagens

Mostrando postagens de setembro 2, 2018
Imagem
PROJETO INSTITUCIONAL  “BRINCAR É COISA SÉRIA!” O BRINCAR E AS CONSTRUÇÕES Caixas, cilindros de papelão, fita adesiva e tesoura podem virar brinquedos? Para as crianças, a resposta é SIM! Pois o imaginário infantil permite que objetos simples se transformem em grandes brinquedos. A partir desses materiais as professoras organizaram um espaço para as crianças do N4 A, N4 B e PRÉ 2 A realizarem diferentes construções. Por meio dessa divertida brincadeira as crianças estavam estimulando o desenvolvimento da criatividade, da concentração, do pensamento crítico em avaliar os processos da construção, a ludicidade, bem como o espírito colaborativo.   É importante que as crianças vivenciem essas explorações de materiais e instrumentos para que possam reinventar os usos convencionais dos objetos, tendo assim possibilidades para descobrir a sua capacidade de transformar e inventar o mundo. (FILHO; KAERCHER; CUNHA, 2017)
Imagem
PROJETO INSTITUCIONAL  “BRINCAR É COISA SÉRIA!” O BRINCAR E AS CONSTRUÇÕES Tecidos, mesas, redes e a sala podem virar brinquedos? Para as crianças, a resposta é SIM! Pois o imaginário infantil permite que objetos simples se transformem em grandes brinquedos. A partir desses materiais as professoras organizaram um espaço para as crianças do N2 e PRÉ 2 B  realizarem diferentes construções.  Um espaço facilitador das aprendizagens, foi isso que crianças bem pequenas do N2 encontrou na sala do PRÉ 2B. Espaço esse, que havia sido organizado com tecidos, lençóis, redes e mesas, objetos do nosso cotidiano mas que se transforam em cabanas, túnel, fantasias, entre outras coisas criadas pelas crianças. Nessa interação de crianças com diferentes idades a troca de saberes é mútua, “o intercâmbio social é visto como essencial para a aprendizagem. Através da atividade compartilhada, da comunicação, e até mesmo do conflito as crianças constroem em conjunto seu conhecimento sobre
Imagem
PROJETO INSTITUCIONAL  “BRINCAR É COISA SÉRIA!” O BRINCAR E AS CONSTRUÇÕES Argila, folhas, gravetos, pedras, flores, potes e marcadores podem virar brinquedos? Para as crianças, a resposta é SIM! A partir desses materiais as professoras organizaram um espaço para as crianças do N3 CD e PRÉ 1 A realizarem diferentes construções em um lindo dia de sol. Somos seres da natureza, e estar em contato com ela nos sensibiliza, tranquiliza e energiza.   Assim, permitir que as crianças vivenciem experiências com a natureza é de suma importância para que as mesmas aprendam a preservar esse universo natural, bem como legitima o direito de toda criança poder brincar. Cuidar da vida humana é cuidar das interações com os outros seres não humanos; então o sentido de pertencimento ao mundo natural e a tessitura de uma nova cultura ambiental exigem o respeito do impulso de proximidade. É nesse sentido que respeitar o desejo de brincar com a natureza é respeitar um direito humano. (TIRIB