Postagens

Mostrando postagens de junho 28, 2020

Proposta remota Pré 2 B - 03/07

Imagem
  Olá Famílias! Vocês sabiam que a aprendizagem do ser humano não se dá apenas na escola em meio a conteúdos programáticos? Uma das maneiras de diversificar e estimular o desenvolvimento e a aprendizagem é através de atividades que fogem do padrão tradicional de ensino, fazendo, ao mesmo tempo, que possamos nos divertir enquanto aprendemos. Dessa forma, para essa semana foi pensado em uma aula de culinária, onde as crianças poderão exercitar o trabalho em equipe, organização, paciência, seguir orientações, além de trabalhar a matemática ao calcular, medir e misturar os ingredientes.   Assim sendo, cada família, juntamente com a ajuda de seu filho(a), irá preparar uma receita fácil para mostrar aos demais colegas. Postar no grupo do Facebook a receita detalhada e uma foto da criança com ela pronta.     OBS: postar a receita e foto da criança com a culinária pronta no grupo Pré 2 B do Facebook até o dia 10/07/2020 03/07/2020 Conto com a participação de todos.  Grande Beij

PROPOSTA REMOTA PARA PRÉ 2 A- 03.07.2020

Imagem
Olá Famílias!   "O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas. Contar histórias é uma experiência de interação. Constitui um relacionamento cordial entre a pessoa que conta e os que ouvem. A interação que se estabelece aproxima os sujeitos envolvidos. Os contos enriquecem nosso espírito, iluminam nosso interior, e, ao mesmo tempo, nos tornam mais protagonistas na resolução dos problemas e mais flexíveis para aceitar diferenças". (Amélia Hamze) Disponível em:< https://educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/o-momento-magico-de-contar-historias.htm >, acesso em 17.06.2020 VAMOS CONTAR HISTORIAS? OLÁ FAMÍLIAS! NOSSAS PROPOSTAS DESTA SEMANA ESTÃO VOLTADAS PARA A CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS E TAMBÉM UM JOGO, UM PROCESSO QUE TRABALHA

PROPOSTA TURMA PRÉ 1 - E

OLÁ FAMÍLIAS!               Essa semana a proposta também será voltada para o desenvolvimento corporal com brincadeiras que deixarão a gente mais quentinho nesse frio! As brincadeiras são uma variação do elefante colorido! Mas tão divertido quanto! Nesta atividade as crianças estimulam a atenção, memória, coordenação motoras amplas, freio inibitório, associação, percepção espacial e coordenação viso manual. Vamos brincar?  ELEFANTE SABIDO com objetos:  Reúna a família em um cômodo da casa.  Então a mamãe ou papai perguntará: ELEFANTE SABIDO? A criança e os demais participantes responderão: O QUÊ? A mamãe irá falar o nome de um objeto que tem no espaço da brincadeira. Exemplo: TELEVISÃO. Então as crianças terão que ir até a televisão e encostar na tv. A mamãe pergunta novamente: ELEFANTE SABIDO? As crianças respondem O QUÊ? A mamãe fala: SOFÁ! Então novamente as crianças correm e encostam no sofá. E assim por diante. Pode falar sapatos, quadro, brinquedos e o que mais tiver no espaço

PROPOSTA PRÉ 1 CD

Imagem
OLÁ FAMÍLIAS! Nesta semana, primeiramente, teremos uma linda história para contar, a história de uma radiante flor que ama a companhia do astro rei, o SOL!   História: O SOL E O GIRASSOL Todas as manhãs, o sol despontava com seus raios dourados e brilhantes, inundando toda a Terra. Num campo não muito distante, em meio a uma plantação de café, crescia um pezinho de girassol. Ele ia crescendo... crescendo e dia após dia ficava olhando para o Sol, admirando seus raios dourados e desejando ter aquela cor nas suas pétalas. O Sol, muito ocupado em aquecer e iluminar toda a Terra, nunca havia percebido o pequeno Girassol.   Passaram-se alguns meses, o Girassol cresceu e ficou tão alto que se destacava em meio a plantação. E continuava a admirar o sol, acompanhando-o com o olhar, do nascente ao poente. Em uma bela tarde que o sol estava bem no centro do céu, percebeu que alguém o observava e fixou os olhos no girassol, até se esconder completamente. Na manhã seguinte, despontou procurando pel

PROPOSTA REMOTA PRÉ 1B - PROFESSORES SILENA E RODRIGO

Imagem
SOMBRA E ARTE PROPOSTAS  REMOTAS PRÉ 1B Querida família! Para dar continuidade ao brincar com sombras, hoje trago um artista que usava a sombra em sua arte. Conto com a família para falar sobre a arte com seu(sua) filho(a). 💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟 Monet amava pintar ao ar livre Claude Monet gostava de colocar seu cavalete ao sol ou ao vento e ao ar livre. Sua paixão era desenhar a luz, conseguia reproduzir milhares de reflexos que davam vida à folhagem das árvores, à superfície da água, aos cabelos das mulheres. Monet pintava um raio de luz com uma cor azul-viva, cor-de-rosa ou alaranjado; em suas pinturas podemos perceber que as sombras nunca são negras, mas verdes-esmeralda, marrons, azuis-ultramar. Ele pintou a mesma paisagem em diferentes momentos, para registrar as diferentes tonalidades das cores, de acordo com a incidência da luz . 🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨 Vamos falar do Barco de Monet: Monet transformou um barco em estúdio flutuante. Nele guardava tintas, pincéis, telas e materi

PROPOSTA REMOTA PRÉ 1 A - No País da Aritmética

Imagem
Os números estão sempre presentes no nosso dia a dia, sendo em encartes de mercado (no valor dos produtos), sendo usados para medidas, de peso ou altura, nos calendários, contando os dias, os meses e os anos, e até mesmo em objetos comuns como controles remotos, celulares, relógios, liquidificadores, e etc. E já que eles vivem tão presentes assim, que tal se aprendermos um pouco mais sobre eles? ATIVIDADES: v   Assista ao vídeo com a adaptação da história “A Aritmética da Emília”, de Monteiro Lobato através do link a baixo; <https://youtu.be/9R6LMTGxP-Y> v   Peça para seu filho/a recontar a história com as suas próprias palavras; (pode-se utilizar os números que estão na história) v   Tente descobrir, onde mais os números aparecem em nossa casa! Faça um desenho dos objetos que contém números [a criança];   DESAFIO EXTRA: Poste no grupo do face imagens ou vídeos da criança contando a história.   Aguardo suas contribuições. Abraços, prof. Luiz.

RESGATANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS

Imagem
    PROPOSTA REMOTA   PROFESSORA BRUNA     Olá Famílias!  Estamos no inverno, estação do ano em que as temperaturas caem e precisamos nos agasalhar e nos cuidar mais. Pensando no fato de estarmos em casa por conta da pandemia, proponho brincadeiras que possam ser realizadas no calor de suas casinhas, junto da família.  Carneiro (2007) retrata que a brincadeira é a representação da realidade, ela assume um papel fundamental nas etapas do desenvolvimento da criança. Hoje em dia, as tecnologias restringem as brincadeiras fazendo com que as crianças passem muitas horas na frente do computador ou mesmo da televisão. Sendo assim, busco nesta proposta resgatar algumas brincadeiras antigas, o brincar e o jogar que são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual.  Espero que gostem e curtam a proposta. Vamos lá?   PASSA ANEL   Senta-se em roda e uma pessoa fica no centro da roda com o anel. As mãos das outras pessoas ficam fechadas em formato de concha. Quem estiver com o anel

ANIVERSARIANTES DA EMEI AMIGUINHO MAIO E JUNHO

Imagem
Nossa escola deseja aos pequenos aniversariantes dos meses de maio e junho muitas alegrias e um caloroso abraço repleto de boas energias! Com Carinho Família EMEI Amiguinho

PROPOSTA REMOTA N3C

Imagem
Olá Famílias! Já que precisamos continuar em isolamento social mantendo nossas crianças em casa, que possamos proporcionar a elas, memórias significativos com o que realmente importa, os laços afetivos com sua família e nada melhor que brincar para desenvolver estes laços.  Vamos brincar de bolhas de sabão? Hoje a sugestão é brincar de bolinhas de sabão o que é muito divertido para as crianças e ainda ajuda no desenvolvimento da oralidade (fala). Os materiais necessários para a brincadeira são: Garrafa pet Meia ou um pedaço de pano  Barbante ou linha Bacia com água e detergente Como fazer: Corte o fundo da garrafa, fixe a meia no fundo com o barbante, agora é só molhar a meia na água misturada com detergente e soprar. Para deixar a brincadeira mais divertida você pode colocar corante na água para deixar as bolinhas de sabão coloridas.   Atenção! Ao fazer a brincadeira oriente e treine com a criança o sopro, pois ela deverá SOPRAR, caso faça o movimento contrário poderá acabar engolin

Proposta remota N3 AB

Imagem
  Olá Famílias!   Hoje trazemos a proposta de uma brincadeira bem antiga, que nossos pais e avós com certeza já brincaram, e todos vocês podem brincar em casa, não precisa muita coisa, só de um copo! Sim! Hoje vamos brincar de TELEFONE SEM FIO!!! Entre duas ou três pessoas, você pode colocar um fio interligando.         Grande abraço a todos!           Profes N3 AB

PROPOSTA REMOTA N4C

Imagem
Olá amiguinhos do N4C...           Vocês sabiam que o movimento é muito importante para o desenvolvimento das crianças? Que desde o nascimento, elas já passam a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas?           Pois é, então vamos nos movimentar um pouquinho e fazer um bem para a nossa saúde?            FAZENDO POSES... Peça para um adulto da família confeccionar cartelas com poses diferentes para jogar. Depois de prontas, embaralhe as cartelas e coloque-as viradas para baixo.  Um de cada vez retira uma cartela, e faz a pose ali desenhada.  Podem variar o jogo, virando a cartela todos fazem a pose ali demonstrada. Estou colocando algumas sugestões, mas podem criar como vocês quiserem, usem e abusem da criatividade e divirtam-se muito!!! NÃO ESQUEÇAM DE TIRAR FOTOS OU FILMAR PARA NOS MOSTRAR DEPOIS OU POSTEM AQUI NO NOSSO GRUPO DO FACE.                Um abração a todos com muito carinho... Profe Tati