Postagens

Mostrando postagens de maio 17, 2020

Proposta Remota Pré 2 B 22/05/2020

Imagem
Proposta Remota Pré 2 B Olá famílias! Vocês sabiam que essa semana é a Semana do Brincar ? Vygotsky (1984) atribui relevante papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil. É brincando e jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos. VIGOTSKY, L. S. A formação sócia da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. Então, brincar é mágico e ao mesmo tempo maravilhoso ! Como primeira proposta, gostaria que a família postasse em nosso grupo do Facebook, fotos das crianças brincando de algo aleatoriamente mostrando que esse momento é tão importante para vocês enquanto família quanto para nós a escola. Vamos lá?  Como segunda proposta, dando continuidade ao trabalho da semana anterior,  agora é a vez de confeccionarmos um objeto que comece com a primeira letra do nome do seu filho(a), utilizando diferente

PROPOSTA REMOTA PARA PRÉ 2 A-22.05

Imagem
(FONTE- YOUTUBE) PROPOSTA REMOTA PARA PRÉ 2 A-   22.05 Professora Jéssica Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se, expressar-se, compreender-se, confrontar-se, é negociar, e se transformar, é de extrema importância no desenvolvimento e aprendizagem (pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade) na educação infantil. E como sabemos as mudanças da sociedade e das práticas sociais atualmente andam extinguindo o brincar da vida do homem e tais mudanças foram incorporadas à infância, antes brincar era uma coisa típica que hoje é rara, é nossa responsabilidade, enquanto adultos e enquanto sociedade não deixar que o brincar desapareça. (SANTOS, 2013,p.01) OLÁ FAMÍLIAS! DE 23 DE MAIO A 31 DE MAIO SE REALIZA A SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR. E PARA A TURMA DO PRÉ2A   QUERO DEIXAR ALGUNS DESAFIOS PARA REALIZAREM DURANTE ESTA SEMANA : VOCÊS CONHECEM OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA

PROPOSTAS PRÉ 1E

Imagem
OLÁ FAMÍLIAS! Para darmos continuidade em nossas propostas sobre a História O Pássaro sem Cor, nessa semana que tal você se tornar mágico como o Pássaro sem cor ajudando a mamãe, o papai ou a vovó na rotina de casa?  Pode ser guardar os brinquedos espalhados. Arrumar sua cama. Ajudar a colocar a mesa para o almoço, ou qualquer outra atividade que você queira fazer para ajudar. E assim você será igual ao pássaro sem cor e terá várias cores mágicas!   Primeira proposta: 1. Deixe a criança escolher uma tarefa da rotina de casa para que ela possa ajudar. Qualquer atividade. 2. Se conseguir registrar este momento com uma foto será ótimo. Caso não tenha como, faça um desenho. Segunda Proposta:  1. Na proposta da semana passada, observamos os pássaros no quintal, pátio ou varanda de casa. Então perceberam que os pássaros voam, caminham no chão, possuem penas, bico, gostam de árvores e cantam não é mesmo?  2. Agora, com a ajuda de um adulto, procure folhas secas

PRÉ 1 A - Releituras

Imagem
Assim como a Literatura, a Arte também faz parte da cultura humana desde o início dos tempos. Antes mesmo do surgimento da escrita como conhecemos, os homens primitivos utilizavam os desenhos para registrar os acontecimentos ou mesmo para pedir aos céus por fartura e boa caça. A arte, em suas diversas formas de expressão, são um meio de estimular a criatividade, a imaginação e a sensibilidade. Ela nos permite expressar emoções que muitas vezes não conseguimos expressar através de palavras ou gestos. Os trabalhos artísticos, como o desenho, a pintura ou a modelagem, ainda estimulam o desenvolvimento da motricidade fina, isto é, a coordenação de partes pequenas do corpo, o que nos dá maior firmeza e precisão em ações cotidianas como pegar objetos, apertar pregadores de roupas ou abotoar botões. Vamos praticar um pouco de arte? Atividade: 1.     Com seu filho/a observe a obra “ A Família ”, da pintora brasileira Tarsila do Amaral . Analise e converse com seu/a filho/a sob

VAMOS BRINCAR COM AS CORES E QUANTIDADES?

Imagem
PROPOSTA PARA PRÉ 1 CD – 21/05/2020 Professoras  Graziele, Grasiela e Ivania ATIVIDADE 1: Queridas Famílias! Desde a mais tenra idade as crianças têm contato com o mundo cheio de cores e desafios. Para seu pleno desenvolvimento a criança precisa de estímulos que podem envolver desde o seu próprio corpo até mesmo objetos presentes nesse mundo que a cercam. O raciocínio logico faz parte do nosso cotidiano durante toda a nossa vida, é através dele que tomamos desde as mais simples decisões e resolvemos questões mais complexas! Através dos jogos e brincadeiras podemos estimular as crianças de maneira divertida, proporcionando momentos de descontração e interação desenvolvendo suas habilidades e ativando a memória, concentração, atenção, direção e pensamento criativo. VAMOS BRINCAR COM AS CORES? ●        Essa brincadeira precisará de dois participantes; ●      Vocês estão recebendo duas folhas com quatro cores:  Az ul, verde, vermelho e amarelo. ●        Uma folha ser
Imagem
PROPOSTAS REMOTAS Turma PRÉ 1B Professores: Silena e Rodrigo 📣Olá Famílias! Vocês sabiam que a música favorece o reconhecimento das características físicas da criança e auxilia na construção da imagem do próprio corpo, estimulando a autoestima, e a elaboração de novas ideias e experiências. Além de fortalecer o desenvolvimento da motricidade ampla e fina. “A conexão entre a escuta e o gesto – com o corpo em sua totalidade, na superação do dualismo corpo-mente-singulariza a reinvenção da música por cada ser humano, em uma espécie de jogo que se transforma permanentemente, conduzindo as experiências para níveis mais complexos e elaborando, assim, a ideia da música em si mesma”. (BRITO, 2009, p.22) 1. PROPOSTA:  Assistir o vídeo da música postada “Para entrar na casa do Ze” Criar um verso da música com uma ação.                                                                                                                                                       

PROPOSTA DE ATIVIDADES N4C

Imagem
Olá amiguinhos do N4C  Vamos fazer hoje, mais uma atividade bem legal para nos divertirmos e nos aproximarmos um pouquinho já que ainda precisamos ficar nos protegendo em casa. EXPLORANDO E CRIANDO COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS O brincar com materiais não estruturados possibilita o desenvolvimento da inteligência, da criatividade e da imaginação, além de aguçar a curiosidade da criança, pois permite que ela explore os materiais livremente, criando novas possibilidades de brincar com os objetos oportunizados. A família pode organizar um espaço com rolinhos de papel, potinhos, folhas, caixas, tecidos, palitos, galhos, o que vocês tiverem disponíveis em casa. Deixe que a criança brinque, e descubra tudo o que ela pode fazer e inventar. Agora, juntos em família, vocês podem construir UM OBJETO com estes materiais, REPRESENTANDO A UNIÃO E O CARINHO DA SUA FAMÍLIA. Divirtam-se e abusem da sua imaginação e criatividade e não esqueçam de registrar e guardar

PROPOSTA DE ATIVIDADE N3C

Imagem
Olá Famílias! Vocês sabiam que ao brincar com caixas deslocando-a no espaço, levando-a nas mãos, segurando, arrastando, empilhando e encaixando, seu filho está adquirindo noções de orientação espacial? E ainda pode estar estimulando a sua imaginação e a sua criatividade?  Você vê uma caixa, seu filho vê algo mais. Para você, a caixa de papelão não é mais que uma caixa de papelão. Seu filho vê nela a possibilidade de dar asas à imaginação e construir vários minimundos. Essa caixa pode se tornar um carro, um castelo, uma cabana, um forte, um foguete, uma cozinha… As possibilidades de criação são infinitas. E o mais legal é que esse simples objeto pode se reciclar na imaginação de uma criança. Não há limites. Agora pode ser uma casinha na árvore e, horas mais tarde, uma mesinha de escola qualquer coisa que a sua criatividade quiser criar. Vamos brincar com caixa de papelão com seu filho? Brincar com caixa de papelão pode ser uma oportunidade única para passar tempo com s
Imagem
ATIVIDADE REMOTA NÍVEL 4-AB Professoras: Marilei e Denise Olá famílias! Quando uma criança ouve histórias, seus sentidos são estimulados, abrindo caminho para o desenvolvimento cognitivo, responsável pela memória, imaginação, curiosidade, criatividade e atenção, elementos fundamentais para o processo de aprendizagem. A história também possibilita a aproximação,ou seja, a construção de laços afetivos entre quem conta e quem ouve, numa grande interação entre criança, educador e personagens. A contação de história na escola, é um recurso bastante usado no trabalho pedagógico, justamente por agregar diversas possibilidades em um único momento. Queremos através da história proposta, veicular e vincular escola e família, para que juntos possamos aprender novas formas de interação. Segue  link do vídeo com história. https://www.youtube.com/watch?v=SxN6y6T1Mn8

Brincadeira e diversão com caixas N3AB

PROPOSTA N3AB,  PROFES BARBARA, LIA E PATRÍCIA Olá famílias tudo bem?  Hoje temos uma proposta de atividade muito legal para vocês... Vamos brincar com caixas?  A seguir iremos deixar várias ideias de brincadeiras que vocês podem estar realizando em casa utilizando caixas!!  Vocês sabiam que através deste tipo de brincadeira podemos estimular a coordenação motora, a atenção, a criatividade e a imaginação,  que são de suma importância para o desenvolvimento de nossos pequenos?Além de tornar este momento significativo nas memórias de seu filho e de sua família!! Usem e abusem da criatividade!!! Boa diversão em família!!! Abraços profes!!!

A importância da rotina no desenvolvimento dos pequenos!

PROPOSTAS  REMOTAS NÍVEL  N2 DEF   Profs :  Ananda, Angélica, Franciele  e Renata   Voc ê sabe a importância da rotina para o desenvolvimento da criança?   Apesar de termos passado pouco tempo juntos durante o processo de adaptação dos nossos pequenos na escola, as crianças já estavam se habituando aos momentos propostos no cotidiano escolar.  Essa rotina  é muito importante para o desenvolvimento da criança , pensados sempre na aprendizagem e  n o aprimoramento da autonomia de cada um.    P ara nos apropriarmos sobre essa importância ,   compartilhamos um texto com vocês.   Para refletir!   Como a rotina pode ajudar seu filho?   Sabemos que, na prática, não é simples estabelecer uma rotina na vida dos filhos, ainda mais com a correria do dia a dia, horários irregulares e a falta de tempo. No entanto, é muito importante que a família adote alguns hábitos e regras no cotidiano dos pequenos. Uma rotina para criança, desde cedo, colabora para