Postagens

Mostrando postagens de outubro 18, 2020

PROPOSTA REMOTA PARA PRÉ 2 A- 23.10.2020

Imagem
“CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA” A importância de trabalhar o ritmo nesta faixa etária está no fato de preparar a criança para melhor realizar as atividades escolares e as atividades do dia-a-dia. É a infância a fase mais propícia para ensinar, pois a criança aprende e assimila os exercícios de forma muito rápida. É bom lembrar, porém, que cada criança tem o seu ritmo de aprendizagem. Por meio de atividades lúdicas e brincadeiras o ato de aprender torna-se divertido e prazeroso (MULLER, TAFFNER, 2007, p.18) Revista de divulgação técnico-científica do ICPG Vol. 3 n. 11 - jul.-dez./2007ISSN 1807-2836   OLÁ FAMÍLIAS! NESTA SEMANA O DESAFIO SERÁ GRANDE, VAMOS TRABALHAR RITMO COM UMA TURMA MUITO QUERIDA, O GRUPO PALAVRA CANTADA.   1-VAMOS CONHECER NOSSO DESAFIO!- ASSISTAM AO VÍDEO ABC DOS COPOS E TENTEM ACOMPANHAR O RITMO DAS BATIDAS DE MÃO E DO COPO.   PARA ISSO PRECISAREMOS DE UM

Proposta remota PRÉ 2B (23/10/2020)

Imagem
CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.  23/10/2020   Olá Famílias!       No começo do envio das propostas remotas, as crianças puderam conhecer com mais profundidade a trilha na modalidade alfabética. Com ela, podemos trabalhar vários conceitos de forma lúdica e transdisciplinar, além de reunir a família para momentos ricos em troca de informações e vivências. Para Constance Kamii, “o jogo pode ser definido, de uma maneira geral, como o conjunto de atividades as quais o organismo se entrega, principalmente pelo prazer da própria atividade” (1996, p. 27).  Esta semana trago outra forma de se trabalhar a trilha, utilizando os números, numerais e conceitos matemáticos, afinal todos eles englobam a matemática e permeiam nossas ações. Vamos desenvolver nossas habilidades com a trilha matemática?  Passo a passo    Recorte ao redor das fichas, seguindo o seu traçado. Em seguida, ordene pela quantid

PROPOSTAS REMOTAS TURMA PRÉ 1 E Professora Andrea

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. A proposta para a semana é: TESOURINHA CLACT.. CLACT.. O uso da tesoura significa um desafio para a criança, uma vez que ela deve praticar movimentos com as mãos que antes não eram tão frequentes. A aquisição de novas habilidades faz parte da série de aprendizados e descobertas que os pequenos devem experimentar ao longo de seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor. O objetivo principal desta atividade é que a criança desenvolva movimentos que permitam ter uma maior coordenação dos dedos, mãos e olhos. A ação de recortar fortalece os músculos da mão e estimula as habilidades que preparam a criança para lidar com outros utensílios no futuro. Exemplos disso podem ser objetos como um lápis, um botão ou uma faca. Além disso, recortar estimula a coordenação entre os olhos e as mãos. A visão permite que as crianças reconheçam a forma e a orientação da peça e, em seguid

PROPOSTAS REMOTAS PRÉ 1B PROFESSORA SILENA - BRINCAR COM PALITOS E PRENDEDORES

Imagem
                              CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA PROPOSTAS REMOTAS PRÉ 1B PROFESSORA SILENA Fazer um gesto, um desenho, uma pintura, uma gravura, um movimento, uma dança, uma escultura, uma maquete, brincar de faz-de-conta, decifrar rótulos, seriar códigos, ouvir histórias, elaborar listas, discutir impressões de notícias de jornal, elaborar cartas, trabalhar com receitas, realizar visitas a bancos, museus, e supermercados e interagir com gibis, livros, poesias. Parlendas, ouvir música, enfim, a interação com as diferentes linguagens é essencial e antecede às formas superiores da escrita (FILHO, 2009) Segundo o autor, tudo que a criança vivencia através do lúdico e do brincar na educação infantil tanto na escola como em família, são fundamentais. Portanto, estímulos, experiências culturais das crianças, fazem com que a aquisição do código escrito seja compreendida como atividade de exp

PROPOSTA PRÉ 1 C e D.

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.     Olá Famílias! Nesta semana vamos nos divertir com balões!  Estamos enviando 4 balões para casa, para a família toda poder se divertir! Primeiro desafio: EQUILÍBRIO ·           Cada participante deve encher o seu balão, desafie seu filho a encher seu próprio balão. ·          Depois vamos testar nossas habilidades de equilíbrio? Tente equilibrar o balão no pé, na mão, atrás do pescoço, no peito, em cima da cabeça. De olhos fechados. Em um pé só. Usando o lado não-dominante. (Se a criança for destra peça para que use a mão esquerda e vice-versa). Segundo desafio:  FÔLEGO ·          Organize um caminho, com saída e chegada, pode ser no chão, em uma mesa para que a criança e mais um participante o percorram assoprando o balão. O circuito pode ser feito com diversos materiais (livros, sapatos, almofadas, brinquedos...)Quem chegar primeiro ao fina

Proposta Remota Pré 1A - Saudades dos Colegas

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. Olá amigos! Eu estou com muita saudade de todos vocês, por muitas vezes me pego relembrando de cada um. A aparência, as características mais marcantes, o que mais gostava de brincar aqui na escola. Vocês também lembram dos colegas? Que tal lembrarmos um pouco mais, enquanto brincamos?! ATIVIDADES: 1.      Recorte as cartas com as informações dos colegas, junte a família, e iniciem os jogos. (podem salvar as fotos no seu dispositivo, se preferirem imprimir em casa) Jogo 1 – Memória: vire as cartas com a face para baixo, embaralhe-as, e uma a uma vá virando, tentando encontrar o seu par (a outra carta igual); Jogo2 – Quem sou eu?: A criança deve ficar com uma cópia das cartas de todos os colegas. A outra cópia deverá ser sorteada por alguém da família. A pessoa deve citar uma a uma, características da criança da carta (podendo ser físicas, baseadas na foto,

Proposta Remota N3 AB: Brincando com massinha

Imagem
  CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA                                                    PROPOSTAS  REMOTAS  N3AB                                                                                                                                                    Famílias!     Hoje é dia de brincar de massinha!!!Lembram dos materiais que enviamos para vocês? Então, hoje é dia de usar a massinha de modelar, folha de ofício, canetinha ou giz de cera.                                                 Então vamos lá! Aqui, dividimos a folha de ofício em duas, desenhamos as formas e pronto, brincamos com a massinha modelando-a colocando-a sobre o contorno das formas... Manuseie a massinha de modo que fique melhor para você ir contornando a forma. O manuseio de massinha permite que as crianças desenvolvam a coordenação motora fina, além de que a distinção entre cores e formas possibilita que as crianças a

PROPOSTA REMOTA N4C

Imagem
 CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO AS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. Olá Amiguinhos do N4C... O mês das crianças ainda não acabou e a nossa diversão continua. Preparados para mais uma diversão? A DANÇA DAS CORES...  Para esta proposta vamos precisar de: folhas coloridas nas cores amarela, vermelha, verde, azul e branca. Estas folhas podem ser aquelas que já vem coloridas ou pra ficar ainda mais divertido vocês podem pintar elas com tinta tempera. Também vamos precisar de fita adesiva para colar as folhas no chão conforme a ilustração. imagem da internet Após a colagem das folhas, com a ajuda da família coloque o vídeo na televisão, no computador ou no celular. Então é só se divertir com toda a família prestando atenção e pisando nas cores indicadas na dança. NÃO ESQUEÇAM DE REGISTRAR ESTES MOMENTOS COM VÍDEOS OU FOTOS PARA NOS RETORNAR ATRAVÉS DOS NOSSOS RECURSOS COMO GRUPOS DO FACEBOOK OU WHATS.    Com carinho, Profe Tati!     

PROPOSTA REMOTA N3C

Imagem
 CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. Olá Famílias! Essa semana quero convidar vocês para brincar com Terra! imagens da internet Isso mesmo brincar com terra, fazer lama, com certeza seu filho irá gostar de “sujar” as mãos e as suas, vamos relembrar um pouco sua infância e interagir com ele. Sugiro que você o leve para o pátio, se não tiver pátio dê um passeio por um lugar na qual você possa recolher um pouco de terra e areia. Utilizem um pote para colocar um pouco de terra e em outro areia e deixem que a criança sinta as texturas e a sensação da terra e da areia em suas mãos. Questione se as texturas são iguais. Depois aos poucos acrescentem água para fazer lama, observem também a diferença da lama de terra e a lama com areia. Pode propor que façam “comidinhas”, “bolinhos”.  A lama também pode ser usada para desenhar numa folha utilizando os dedos como pincel. Você também pode criar poça de lama para