Emei Amiguinho no Jornal NH

Turminha descobre o mundo das letras com a ajuda do computador!

Que o uso de ferramentas como notebooks é cada vez mais frequente, seja para o trabalho ou para atividades pessoais, não é novidade. Mas que tal aprender a utilizá-las desde cedo? Em uma das três turmas de jardim da Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinho, de Campo Bom, as tecnologias têm mudado o jeito de ensinar e de aprender o bê-a-bá. Tudo começou junto com o ano letivo, quando a professora Carla Castro resolveu unir os recursos tecnológicos disponíveis na escola às práticas da sala de aula, ao desenvolver o projeto Fazendo Uso das Tecnologias na Educação Infantil.

E o resultado não poderia ser diferente: crianças mais interessadas em aprender e a descobrir além das letras para formar os seus nomes. “Eles ficam ansiosos, chegam a perguntar quando será a próxima aula com os equipamentos”, disse a professora, ao enfatizar que o trabalho ocorre de forma lúdica. “Ao mesmo tempo em que estão brincando, eles aprendem de maneira consciente e saudável sobre como usar essa tecnologia, uma ótima ferramenta para o aprendizado”, completou.

Do papel para a tela - Na manhã de ontem, foi a vez de os estudantes treinarem a grafia dos seus nomes. Primeiro, cada um deles recebeu as letras embaralhadas, para organizá-las e montar o nome. Depois, com a ajuda da professora e da coordenadora pedagógica Jussara Kayser, as letrinhas foram coladas em uma folha de ofício. Aí veio o momento mais esperado pela turma: digitar o nome no teclado do notebook, como fizeram as aulas Karolyni Eduarda de Mello, 6 anos, e Gabriela Terezinha dos Santos, 5, enquanto o coleguinha Gustavo Ramos Machado, 5, montava um quebra-cabeça (foto). “É legal, diferente e bem mais divertido aprender assim”, frisou Karolyni.

SAIBA MAIS

Além de três notebooks para uso dos professores, a escola Amiguinho também tem um kit de data show, utilizado para contação de histórias e mesa interativa com recursos como jogos e atividades que estimulam o aprendizado das crianças

Pelo menos uma vez por semana, os alunos têm contato com essas ferramentas tecnológicas, disponibilizadas pela prefeitura de Campo Bom, e uma câmera digital adquirida pela escola, que são utilizadas nos conteúdos do currículo, como matemática e língua portuguesa

A autora da ideia

Conforme a coordenadora pedagógica Jussara Kayser, a mesa interativa já é utilizada por todos os estudantes da escola, segundo um cronograma organizado, e a ideia é expandir a proposta já desenvolvida pela professora Carla Castro (foto) com outras turmas. “Todas essas ferramentas enriquecem o processo de aprendizagem. Acrescentam em todos os sentidos”, frisou Jussara.


Comentários