Pré 1A explorando e vivenciando alegrias e descobertas na nova pracinha!!

As crianças da turma do Pré 1A explorando o novo espaço da escola depois da reforma.

Nossa turma ficou muito feliz em poder voltar a usar a pracinha, sentiram se encantado com as diversas possibilidades que o espaço oferece, eles correm andam de balanço, brincam em grupos e individuais. Fazem diversos teste e experiencias, vivenciando momentos que desenvolvem muito além do controle do corpo, mas vão criando hipóteses e noções matemáticas. Através de variadas experiências as crianças vão se familiarizando e compreendendo conceitos de medida, distância, espaço e tempo. Além da compreensão e internalização de processos matemáticos; cheio, vazio, quente, frio alto, baixo, largo, rápido, devagar, longe, perto, dia, noite, etc, em experiências com potes, caixas, areia,água e demais elementos da natureza encontrados na pracinha.
E este é o papel da educação infantil desenvolver o pensamento matemático vivenciando nas suas brincadeiras as contagens, seriação, classificação e manipulação de materiais, as construções com blocos, a exploração de espaços internos e externos da escola, oportunizando as aprendizagens matemáticas das crianças de uma forma ampla e lúdica.
Sendo assim estas noções e conceitos matemáticos serão desenvolvidos de maneira livre.
O desenvolvimento de aprendizagens matemáticas são possíveis “a partir da atividade lúdica e da exploração ativa, da interpretação do mundo à medida que a sua curiosidade é instigada, de forma que valorize suas potencialidades e, a partir disso, desenvolva suas linguagens” (AZEVEDO&PASSOS, 2012, p.69). 




















Comentários