Vamos brincar de brincadeira? - PRÉ 1CD
BRINCAR DE BRINCADEIRA
Renilda D Viana
Ah, como era bom ser criança!
Brincar de pega- pega
Fingir que é cabra cega,
E entrar no jogo da velha!
Correr de esconde- esconde,
Brincar de corre cutia,
Virar estátua!
E Viver a fantasia!
Não existe coisa mais legal,
Ganhar do vovô no jogo do pião!
Ser craque no jogo;
Fazer o danado girar na mão!
Brincar de brincadeira não exige muito;
Um papel vira uma pipa ou um barco pra passear;
É só esperar o vento ou a chuva
E começar a brincar!
Duro ou mole e pula corda;
Jogo da forca, queimada ou balão;
Não importa a brincadeira
Vale a diversão !
Já brinquei de casamento oculto;
Aposto que já ouviu falar;
É do tempo da vovó,
Foi ela que me ensinou brincar!
Pulei amarelinha e joguei bola de gude;
Passei anel e cantei ciranda;
Fiz a dança das cadeiras
E ouvi histórias na varanda!
Ah, como era bom ser criança!
Ter uma infância brincada
Nada mais gostoso de lembrar!
Sinto pela infância de hoje
Que passa o tempo sem brincar!
Brincar de brincadeira,
Correr descalça, brincar na terra;
Tomar banho de rio
Sem perceber que o dia se encerra!
Ah, como era bom ser criança!
Que saudade de brincar!
Sinto pela infância informatizada,
A geração do sofá!
Nesta semana comemoramos a “Semana Mundial do Brincar” e como criança gosta mesmo é de brincadeira e é assim que ela constrói seus conhecimentos e os leva consigo para vida inteira. Por isso queremos propor atividades bem lúdicas nessa semana, que façam a criança aproveitar a sua infância e enchê-la de novos aprendizados, criando boas memórias e também poder fazer o adulto voltar a ser criança.
ATIVIDADE 1:
·
Que tal resgatar uma brincadeira da
infância do papai e da mamãe, estabelecer um momento de conversa, contando para
criança quais brincadeiras costumavam brincar quando pequenos e em seguida
escolher pelo menos uma para realizar com a criança. ( Exemplo: Pega-pega,
escode-esconde, queimada, pular corda, bolita, elefante-colorido, enfim...)
ATIVIDADE 2:
·
Construir um brinquedo próprio da
infância dos pais junto com a criança. Pode ser, pé de lata, taco, corda,
elástico, peteca, desde que os pais realmente brincassem com eles quando pequenos,
usando a criatividade e os materiais recicláveis.
ATIVIDADE 3:
·
Estamos enviando para casa um ficha e um
pequeno quebra-cabeças com o nome da criança.
·
A
ficha pode ser colorida de acordo com a vontade e a criatividade da criança,
utilizando lápis de cor ou giz de cera. Ela servirá de apoio, afim de a criança
observá-la enquanto monta o quebra cabeça, e após a montagem fazer um registro,
copiando o nome, a próprio punho. Neste momento permita que a criança o faça,
não tem problema não fazer “certo”, o importante é que esse processo se dê de
forma tranquila e sem traumas através da brincadeira e pela criança.
REGISTRO:
·
O registro das atividades deve ser feito
mediante a fotos e um breve relato dos pais descrito em uma folha, o brinquedo
após construído e explorado pela família deve ser enviado para a escola.
Um forte abraço cheio
de saudades!
Professoras Graziele,
Ivania e Grasiéla
Comentários
Postar um comentário