PROPOSTAS REMOTAS PRÉ 1B
👪Querida família!👪
“Quando se conta uma história, começa-se a abrir espaço para o pensamento mágico. A palavra com seu poder de evocar imagens, vai instaurando uma ordem mágico-poética, que resulta dos gestos sonoros e do gesto corporal, embalados por uma emissão emocional... é ele o elo da comunicação”. (SISTO, 2005)
PROPOSTA:
1.HORA DO CONTO:
Prepare um local aconchegante: Tapete com almofadas, debaixo de uma árvore ou no aconchego da cama. Conte para seu (sua) filho(a) a História: “Os olhos mágico de João” de (Marô Barbieri)
“Os olhos de João - mágicos - conseguem ver as coisas como são, mas também como não são”. E, imaginando, transformam em beleza o que não é bonito,
em felicidade o que não é feliz”.
Conforme a capa do livro, imaginar sobre o que se trata a história. O que poderá acontecer na história? Por que será que João tem os olhos mágicos? Como ele é? Como será que é o lugar onde a história acontece? Como será que é criar e ilustrar uma história? ...
HISTÓRIA
Os olhos mágicos de João
João tinha os olhos mágicos. Ele via o nosso mundo, como o mundo pode ser, uma grande confusão, nem sempre colorida, mas com brilho de lágrima e riso, lágrima e carinho, um dia e outro dia, um dia de cada vez.
E o melhor que esses olhos faziam para o João era mudar cada coisa que ele via e não achava que ficasse boa assim.
Para o João de olhos mágicos, latas e tampinhas espalhadas pelo chão viravam trem de rodas brilhantes, bem comprido e flexível de muitos vagões,
com a locomotiva apitando na subida do morro.
Para o João – que prestava atenção – os vidros jogados na rua eram joias cintilantes, pequenos espelhos pesados de sol.
Para o João, qualquer coisa era outra coisa, num piscar de olhos, rápido, ligeiro como ideia nova que aparece no pensamento.
E tudo que era usado, muito velho ou estragado, não morria, mas ficava com uma cara diferente. A garrafa de plástico com cintura apertada pro João, que sabia olhar, virava menina de perna fina, sorridente e cadeiruda.
Para o João de olhos mágicos aquelas pinhas caídas bem ao lado do pinheiro, eram paredes empilhada pra casinha de brinquedo, eram telhas, eram cerca, eram gente pequenina pra caminhar ao redor.
E quando o vento danado fazia bailar papéis – pássaros errantes sem caminho nem destino – o João via uns fantasmas gargalhando pelo ar, brincando de esconde-esconde.
Mas você não se preocupe com o menino João porque o João de olhos mágicos sabe inventar o que vê. Sabe fazer as mudanças pro mundo ficar bonito.
Como a gente, que fica atenta. Como a gente, que muda e transforma. Como a gente, que um belo dia se descobre com olhos mágicos. E vai pro mundo pra ver.
- Segue o link da história contada: https://www.youtube.com/watch?v=omAAagClZZo
2 – BRINCAR COM SUCATAS - COM OLHOS MÁGICOS USAR A IMAGINAÇÃO
😍Disponibilizar em algum lugar na casa (sucatas, cones, tampas, potes, garrafas, retalhos, cordões e o que encontrar de interessante para brincar, inventar e criar).
😍Que tal fazer um binóculo para explorar o olhar?
3 - RECORTES E COLAGEM
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
👍Tesoura
👍Revistas ou encartes de mercado
👍Um prato ou tampa de pote
👍Um pouco de água
👍Um local que tenha vidro: janela ou porta (que seja a altura que a criança alcance) Ou uma parede com azulejos.
💟Deixar que a criança faça a escolha das imagens, figuras, letras, números da revista e recortar do jeito dela. Após colocar um pouco de água no refratário (prato ou tampa) passar a figura recortada na água e colar no vidro ou azulejo. (A água irá substituir a cola e não estragará a superfície colada)
💚A proposta possibilita a criança criar o senário, fazer novas tentativas de colagem, mudar as figuras de lugar e explorar ao máximo.
💚Que tal recortar as letras do nome e tentar montar o nome ou fazer uma lista de compras para o mercado?
Obs.: Registre o momento e nos conte como foi a experiência. Os registros podem ser por fotografias vídeos e relatos. Se puderem e quiserem compartilhe conosco na página do grupo no Facebook.
Abraços com saudades...
Professora Silena
23/07/2020
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO MOTORA
Olá
Famílias!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Nesta semana iremos trabalhar a coordenação
motora e o equilíbrio das crianças através de duas atividades muito simples.
Iremos precisar apenas de balões, uma colher e
um rolo de papel higiênico.
Primeira atividade:
Encha o balão dando um nó na ponta, segure a
colher com os dentes e coloque o balão na ponta da colher percorrendo um
caminho de cerca de dois a cinco metros. Quando estiver com bastante prática
tente colocar alguns objetos no caminho para dificultar o percurso.
Segunda atividade:
Desenrole um pouco do rolo de papel higiênico
sobre o chão ou em uma mesa, apoie o balão sobre a ponta do papel higiênico
desenrolado e tente enrolar novamente o papel higiênico sem deixar o balão sair
de cima do papel.
Estas atividades apesar de serem simples, são
muito difíceis! Mas não desistam que vocês irão conseguir!
Boa diversão!
Um abraço do professor Rodrigo
23/07/2020
Comentários
Postar um comentário