PROPOSTA REMOTA PRÉ 1B


PROPOSTAS REMOTAS PRÉ 1B

👪Querida família!👪

“Quando se conta uma história, começa-se a abrir espaço para o pensamento mágico. A palavra com seu poder de evocar imagens, vai instaurando uma ordem mágico-poética, que resulta dos gestos sonoros e do gesto corporal, embalados por uma emissão emocional... é ele o elo da comunicação”. (SISTO, 2005)


PROPOSTA:

        1.HORA DO CONTO:

    Prepare um local aconchegante: Tapete com almofadas, debaixo de uma árvore ou no aconchego da cama. Conte para seu (sua) filho(a) a História: “Os olhos mágico de João” de (Marô Barbieri)

 “Os olhos de João - mágicos - conseguem ver as coisas como são, mas também como não são”. E, imaginando, transformam em beleza o que não é bonito,
em felicidade o que não é feliz”.

 
    Conforme a capa do livro, imaginar sobre o que se trata a história. O que poderá acontecer na história? Por que será que João tem os olhos mágicos? Como ele é? Como será que é o lugar onde a história acontece? Como será que é criar e ilustrar uma história? ...

        HISTÓRIA

        Os olhos mágicos de João

        João tinha os olhos mágicos. Ele via o nosso mundo, como o mundo pode ser, uma grande confusão, nem sempre colorida, mas com brilho de lágrima e riso, lágrima e carinho, um dia e outro dia, um dia de cada vez.
        E o melhor que esses olhos faziam para o João era mudar cada coisa que ele via e não achava que ficasse boa assim.
        Para o João de olhos mágicos, latas e tampinhas espalhadas pelo chão viravam trem de rodas brilhantes, bem comprido e flexível de muitos vagões, 
com a locomotiva apitando na subida do morro.
        Para o João – que prestava atenção – os vidros jogados na rua eram joias cintilantes, pequenos espelhos pesados de sol.
        Para o João, qualquer coisa era outra coisa, num piscar de olhos, rápido, ligeiro como ideia nova que aparece no pensamento.
        E tudo que era usado, muito velho ou estragado, não morria, mas ficava com uma cara diferente. A garrafa de plástico com cintura apertada pro João, que sabia olhar, virava menina de perna fina, sorridente e cadeiruda.
        Para o João de olhos mágicos aquelas pinhas caídas bem ao lado do pinheiro, eram paredes empilhada pra casinha de brinquedo, eram telhas, eram cerca, eram gente pequenina pra caminhar ao redor.
        E quando o vento danado fazia bailar papéis – pássaros errantes sem caminho nem destino – o João via uns fantasmas gargalhando pelo ar, brincando de esconde-esconde.
Mas você não se preocupe com o menino João porque o João de olhos mágicos sabe inventar o que vê. Sabe fazer as mudanças pro mundo ficar bonito.
        Como a gente, que fica atenta. Como a gente, que muda e transforma. Como a gente, que um belo dia se descobre com olhos mágicos. E vai pro mundo pra ver.

  • Segue o link da história contada: https://www.youtube.com/watch?v=omAAagClZZo


        2 – BRINCAR COM SUCATAS - COM OLHOS MÁGICOS USAR A IMAGINAÇÃO

    😍Disponibilizar em algum lugar na casa (sucatas, cones, tampas, potes, garrafas, retalhos, cordões e o que encontrar de interessante para brincar, inventar e criar).
    😍Que tal fazer um binóculo para explorar o olhar?


 

3 - RECORTES E COLAGEM
        VOCÊ VAI PRECISAR DE:

        👍Tesoura
        👍Revistas ou encartes de mercado
        👍Um prato ou tampa de pote
        👍Um pouco de água
        👍Um local que tenha vidro: janela ou porta (que seja a altura que a criança alcance) Ou uma parede com azulejos.

    💟Deixar que a criança faça a escolha das imagens, figuras, letras, números da revista e recortar do jeito dela. Após colocar um pouco de água no refratário (prato ou tampa) passar a figura recortada na água e colar no vidro ou azulejo. (A água irá substituir a cola e não estragará a superfície colada)

  
   
    💚A proposta possibilita a criança criar o senário, fazer novas tentativas de colagem, mudar as figuras de lugar e explorar ao máximo. 

    💚Que tal recortar as letras do nome e tentar montar o nome ou fazer uma lista de compras para o mercado?


Obs.: Registre o momento e nos conte como foi a experiência. Os registros podem ser por fotografias vídeos e relatos. Se puderem e quiserem compartilhe conosco na página do grupo no Facebook. 
Abraços com saudades...
Professora Silena
23/07/2020


EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO MOTORA


 

Olá Famílias!

 

Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Nesta semana iremos trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio das crianças através de duas atividades muito simples.

Iremos precisar apenas de balões, uma colher e um rolo de papel higiênico.

 

Primeira atividade:

Encha o balão dando um nó na ponta, segure a colher com os dentes e coloque o balão na ponta da colher percorrendo um caminho de cerca de dois a cinco metros. Quando estiver com bastante prática tente colocar alguns objetos no caminho para dificultar o percurso.

 

Segunda atividade:

Desenrole um pouco do rolo de papel higiênico sobre o chão ou em uma mesa, apoie o balão sobre a ponta do papel higiênico desenrolado e tente enrolar novamente o papel higiênico sem deixar o balão sair de cima do papel.

Estas atividades apesar de serem simples, são muito difíceis! Mas não desistam que vocês irão conseguir!

Boa diversão!

 

 

Um abraço do professor Rodrigo

23/07/2020


Comentários