ATIVIDADE REMOTA N4-AB
Queridas Famílias!
Neste mês de agosto
comemoramos o dia do Folclore. Esta data foi criada com o intuito de alertar
para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país. Mas
então o que é folclore? A palavra Folclore significa - “Saber tradicional de um
povo”. E que dia é esse? O dia do Folclore é celebrado em todo mundo, inclusive
no Brasil no dia 22 de agosto.
Dessa forma, pensando na
importância da cultura para um povo resolvemos conversar e propor para vocês
atividades que façam o resgate da nossa cultura gaúcha e brasileira.
Se quiserem saber mais sobre este assunto podem acessar os links:
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-folclore.htm.
https://projetoriograndetche.weebly.com/contos-gauchescos-e-lendas-do-sul.html
Para trabalhar esse tema e pensando em como as crianças gostam de explorar as tecnologias (celulares, tablets, etc) e assim poder escolher o desenho que querem assistir, queremos propor uma brincadeira de faz de conta. Vamos imaginar que estamos em um restaurante e através de um MENU VIRTUAL, vamos escolher o cardápio. Mas neste MENU não tem comida e sim brincadeiras e atividades folclóricas.
ESCOLHA AGORA DOIS ITENS DO MENU E EM SEGUIDA, PROCURE A DESCRIÇÃO DA PROPOSTA.
Bilboquê é
um brinquedo que desenvolve a coordenação motora, noção de distância e
velocidade, além de ser divertido. A brincadeira consiste em acertar a bolinha,
presa em um barbante, dentro de um funil.
Aprenda
como fazer através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=gQC6LEhWQjg
Deixe seu filho ajudar na confecção, ele terá mais interesse na brincadeira.Brincadeira que favorece a integração e
socialização, trabalha a memorização e oralidade.
Assista ao vídeo, conheça a música e veja
como brincar.
https://br.pinterest.com/pin/706783735253837699/
Convide todos da família e comece a brincadeira.
COMIDA TÍPICA
As
comidas típicas do nosso folclore têm como base, os principais alimentos
produzidos na nossa agricultura, por isso varia nas diferentes regiões do país.
Hoje queremos propor uma receita, que tem como principal ingrediente o milho.
A
família certamente já conhece a chamada CANJICA, mas será que seu filho já
experimentou? Que tal convidá-lo para provar essa delícia? Sentir o sabor dos
ingredientes e até questioná-lo se gostou ou não.
O
paladar também deve ser estimulado, pois os hábitos alimentares são aprendidos
culturalmente.
Segue
link da receita e modo de fazer.
https://www.youtube.com/watch?v=Q6l3tdxgTbc
ARTE
Quando
falamos de arte, estamos falando de uma forma de expressão, de visão de mundo,
de cultura, de vivências, de criatividade, imaginação, de sonhos, de beleza e
de liberdade.
Deixe
seu filho expressar seus conhecimentos e desejos através da arte com tinta de
terra. Primeiro vamos aprender a fazer a tinta acessando o link.
https://www.youtube.com/watch?v=0_kWnvwq1Bo .
PARLENDAS/VERSOS
As
parlendas mais conhecidas popularmente como versos, tipo de texto que contribui
muito no desenvolvimento da oralidade, pois em sua maioria são construídas com
rimas, formando um ritmo. As parlendas tem como tema coisas do cotidiano. No
link abaixo veja um exemplo de parlenda. Deixe seu filho assistir várias vezes
depois peça para ele falar, você começa e ele termina depois, ele começa e você
termina. Também podemos trabalhar noção de quantidade, mostrando nos dedos das
mãos enquanto recita a parlenda. Quantos tipos de comida aparecem no texto?
Qual ele mais gosta de comer?
https://www.youtube.com/watch?v=HsktGUS3ZzY
Não se esqueça de registrar estes momentos
para que possamos compartilhá-los mais adiante.
Um forte abraço
das professoras Denise e Marilei.
Referências:
SILVA,
Daniel Neves. "22 de agosto - Dia do Folclore"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-folclore.htm.
Acesso em 18 de julho de 2020.
.
Comentários
Postar um comentário