PROPOSTAS REMOTAS PRÉ 1B - PROFESSORA SILENA
Querida família!
A memória “é uma função neurocognitiva que permite registrar, codificar, consolidar, reter, armazenar, recuperar e buscar a informação previamente armazenada. Enquanto a aprendizagem é a capacidade de adquirir informações novas, a memória é a capacidade para reter a informação aprendida” (J.A. Portelllano, 2005).
Você lembra quais são suas
primeiras recordações relacionadas ao brincar?
·
Você jogava na rua, com sua família, com seus
amigos do bairro?
· Era um jogo especial, um jogo de mesa?
Recupere estas vivências que foram compartilhadas e tente ligá-las às emoções que eram despertadas e a paixão com que você as vivia. É bem provável que você lembre delas com prazer, com grande satisfação, e que elas te façam recordar momentos agradáveis da sua vida. Compartilhe estas vivências com seu(sua) filho(a). Na proposta de hoje quero proporcionar um momento agradável de construção de um tabuleiro com várias possibilidades de jogos. O jogo desempenha um papel essencial no desenvolvimento cognitivo e emocional da pessoa. Para Vygotsky (1989) nas suas análises sobre o jogo, estabeleceu uma relação entre este e a aprendizagem, uma vez que o jogo contribui para o aprimoramento das habilidades intelectuais e sociais daquele que brinca.
PROPOSTA
Construir um Jogo de
tabuleiro
Para o
tabuleiro você vai precisar de:
· Uma tábua de madeira (MDF) ou papelão (sugiro madeira pois dura mais)
·
Tampas de
garrafas de várias cores
·
Parafusos ou
cola
·
2 Caixas de
leite para confecção dos dado
Construa o tabuleiro e os dados
Para brincar você vai precisar de:
·
Atilhos de
borracha
·
Material de
contagem (sementes, pedras ou gravetos)
·
Prendedores de
roupas
·
Um dado de
cores e um dado de numerais
Possibilidades de jogo:
1.
Jogar o
dado dos numerais e das cores ao mesmo tempo: Ex.: caiu na cor vermelho e
número 3. Então colocarei 3 sementes nas tampinhas vermelhas. Para dificultar
um pouco... peça para criança colocar as sementes com prendedor de roupa
“fazendo movimento de pinça”. Após preencher o tabuleiro a criança pode contar
quantas sementes tem em cada cor.
2.
Jogar o
dado dos numerais: Ex.: caiu 4. Vou pegar um atilho (borrachinha de dinheiro) e
vou prender em 4 tampinhas. Pode-se fazer o mesmo utilizando as cores e
numerais. Com atilho a criança também pode brincar livre formando figuras
geométricas.
3.
Dividir o
tabuleiro com uma tira de papelão e realizar o jogo em duas ou quatro pessoas.
Jogar o dado das cores e marcar com (pedras sementes ou gravetos) as tampinhas
da cor do dado. Vence quem preencher primeiro as suas tampinhas.
4. Criar outras possibilidades de jogo e compartilhar no grupo.
ATENÇÃO!
Preciso dar o nome para este tabuleiro que tem várias formas de jogo, aprendizado e diversão. Você pode me ajudar a dar um nome para ele. Compartilhe no grupo qual seria o nome mais indicado para este jogo. “Vamos fazer uma votação e escolher o nome mais criativo”.
Obs.:
Registre o momento e nos conte como foi a experiência. Os registros podem ser
por fotografias vídeos e relatos. Se puderem e quiserem compartilhe conosco na
página do grupo no Facebook.
13/08/2020
Comentários
Postar um comentário