PROPOSTAS REMOTAS PRÉ 1B PROFESSORA SILENA

 

CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA

 

PROPOSTA


MEMÓRIA AUDITIVA

Memória auditiva é a capacidade de aprender ouvindo. E dá para imaginar o quanto ela é importante para a criança. Um déficit de memória auditiva pode resultar em problemas na fala, em um vocabulário limitado e no desempenho abaixo do esperado quando for a hora de ler e escrever.  Explorar a atenção aos sons, a discriminação auditiva e o sequenciamento de sons ajudam a tornar a memória auditiva mais eficiente. Como fazer isso? “Quanto mais lúdico, ou seja, quanto mais sentido aquela atividade fizer para a criança, mais fácil vai ser para ela memorizar. Toda contação de história, leitura de poemas, história com rimas, música cantada ou brincadeira que envolva ritmo e palavra vai ajudar, tanto na memória auditiva quanto em outras questões da linguagem”, explica a fonoaudióloga Anne Surian. Ou seja, brincadeiras simples, podem fazer muita diferença!

 

BRINCAR E EXPLORAR A MEMÓRIA AUDITIVA

 

1. Viagem em pensamento

Peça para a criança fechar os olhos, pensar em um lugar para onde gostaria de viajar e escolher um objeto para levar. Pergunte o lugar e o objeto escolhido. Forme uma frase, repetindo o item e acrescentando um novo. Ex: vou para a fazenda levar meu ursinho de pelúcia e meu cachecol. A criança deverá dar continuidade, acrescentando outro item. A atividade continua até que alguém esqueça de um item ou confunda a sequência.

 

2. Que som é esse?

Pegue objetos que façam sons variados (folha de papel, chocalho, zíper, apito, etc), fale para a criança fechar os olhos e faça algum som. A criança tem que adivinhar. Depois, faça sons diferentes em sequência para a criança dizer quais foram e na ordem em que foram reproduzidos. Comece com dois sons e vá aumentando. Palmas e assobio também podem.

 

3. O que está faltando?

Faça a mesma coisa da outra brincadeira, só que agora você vai repetir a sequência omitindo um dos sons tocados na primeira vez. Peça à criança para identificar o som que está faltando. Pode aumentar o número de sons conforme for ficando fácil para a criança.

 

4. Palavras malucas

Fale palavras malucas que não existam e peça para a criança repetir uma de cada vez. Ela tem que prestar muita atenção na sequência do som da palavra para memorizar e repetir!

 

6. Música também!

Ditado musical





Segue uma roleta musical. Sempre que a roleta parar a criança deve repetir a última palavra. Ex. Borboletinha está na cozinha, fazendo chocolate... (parou) qual foi a última palavra? A criança vai dizer “CHOCOLATE”.  Brinque com a criança usando outras músicas. Sons que tenham palavras cantadas ajudam muito na memória auditiva. Toda vez que a gente une ritmo a palavras, a gente ajuda a criança a memorizar e aprender mais fácil.

 


7. Jogo de memória musical


                        Esta atividade vai precisar da ajuda de um adulto.

 

                     Você vai precisar de:

  •      Tampas de garrafas pet, de amaciante, capsulas de café ou o que achar interessante.
  •          Sementes variadas (arroz, feijão, pipoca) ou algo que produza som.
  •          Fita isolante

Separe os materiais e peça para criança colocar a mesma quantia de materiais sonoros em duas tampas. Ex.: 3 pedrinhas pequenas na tampa 1 e três pedrinhas na tampa dois. Fecha cada tampinha com outra tampa vazia e una com fita isolante ou como desejar. Assim você fez o primeiro par do teu jogo de memória. Faça vários pares, lembrando sempre de pôr o mesmo material sonoro e mesma quantidade na tampinha para formar o par, coloque numa caixa e deixe a criança brincar e explorar formando os pares que tenham o mesmo som.

 

Encontro virtual da turma

No dia 12 de novembro, quinta feira as 19h30, teremos o nosso encontro virtual pelo Google Meet.

Para este encontro preparei um kit de materiais que serão utilizados com as crianças que está relacionada a esta proposta. O material deve ser retirado na escola no dia 10/11/2020 ou durante a semana até o dia 12/11/2020

 

Obs.: Registre o momento e nos conte como foi a experiência. Os registros podem ser por fotografias, desenhos, vídeos e relatos. Os registros podem ser enviado pelo  grupo no whatsapp ou pelo e-mail  silenakm@gmail.com (Os desenhos podem ser entregues na escola  todas as terças-feiras)


12/11/2020

Comentários