PROPOSTAS REMOTAS PRÉ 1B PROFESSORA SILENA
CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO
DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA
PROPOSTA
MEMÓRIA AUDITIVA
Memória
auditiva é a capacidade de aprender ouvindo. E dá para imaginar o quanto ela é
importante para a criança. Um déficit de memória auditiva pode resultar em
problemas na fala, em um vocabulário limitado e no desempenho abaixo do esperado
quando for a hora de ler e escrever.
Explorar a atenção aos sons, a discriminação auditiva e o sequenciamento
de sons ajudam a tornar a memória auditiva mais eficiente. Como fazer isso?
“Quanto mais lúdico, ou seja, quanto mais sentido aquela atividade fizer para a
criança, mais fácil vai ser para ela memorizar. Toda contação de história,
leitura de poemas, história com rimas, música cantada ou brincadeira que
envolva ritmo e palavra vai ajudar, tanto na memória auditiva quanto em outras
questões da linguagem”, explica a fonoaudióloga Anne Surian. Ou seja,
brincadeiras simples, podem fazer muita diferença!
BRINCAR E EXPLORAR A MEMÓRIA AUDITIVA
1. Viagem em pensamento
Peça para
a criança fechar os olhos, pensar em um lugar para onde gostaria de viajar e
escolher um objeto para levar. Pergunte o lugar e o objeto escolhido. Forme uma
frase, repetindo o item e acrescentando um novo. Ex: vou para a fazenda levar
meu ursinho de pelúcia e meu cachecol. A criança deverá dar continuidade,
acrescentando outro item. A atividade continua até que alguém esqueça de um
item ou confunda a sequência.
2. Que som é esse?
Pegue
objetos que façam sons variados (folha de papel, chocalho, zíper, apito, etc),
fale para a criança fechar os olhos e faça algum som. A criança tem que
adivinhar. Depois, faça sons diferentes em sequência para a criança dizer quais
foram e na ordem em que foram reproduzidos. Comece com dois sons e vá
aumentando. Palmas e assobio também podem.
3. O que está faltando?
Faça a
mesma coisa da outra brincadeira, só que agora você vai repetir a sequência
omitindo um dos sons tocados na primeira vez. Peça à criança para identificar o
som que está faltando. Pode aumentar o número de sons conforme for ficando
fácil para a criança.
4. Palavras malucas
Fale
palavras malucas que não existam e peça para a criança repetir uma de cada vez.
Ela tem que prestar muita atenção na sequência do som da palavra para memorizar
e repetir!
6. Música também!
Ditado musical
Segue uma
roleta musical. Sempre que a roleta parar a criança deve repetir a última
palavra. Ex. Borboletinha está na cozinha, fazendo chocolate... (parou) qual
foi a última palavra? A criança vai dizer “CHOCOLATE”. Brinque com a
criança usando outras músicas. Sons que tenham palavras cantadas ajudam muito
na memória auditiva. Toda vez que a gente une ritmo a palavras, a gente
ajuda a criança a memorizar e aprender mais fácil.
7. Jogo de memória musical
Esta
atividade vai precisar da ajuda de um adulto.
Você vai precisar de:
- Tampas de
garrafas pet, de amaciante, capsulas de café ou o que achar interessante.
- Sementes
variadas (arroz, feijão, pipoca) ou algo que produza som.
- Fita isolante
Separe os
materiais e peça para criança colocar a mesma quantia de materiais sonoros em
duas tampas. Ex.: 3 pedrinhas pequenas na tampa 1 e três pedrinhas na tampa
dois. Fecha cada tampinha com outra tampa vazia e una com fita isolante ou como
desejar. Assim você fez o primeiro par do teu jogo de memória. Faça vários
pares, lembrando sempre de pôr o mesmo material sonoro e mesma quantidade na
tampinha para formar o par, coloque numa caixa e deixe a criança brincar e
explorar formando os pares que tenham o mesmo som.
Encontro virtual da turma
No dia 12 de novembro, quinta feira as 19h30, teremos o nosso encontro
virtual pelo Google Meet.
Para este encontro preparei um kit de materiais que serão utilizados com as crianças que está relacionada a esta proposta. O material deve ser retirado na escola no dia 10/11/2020 ou durante a semana até o dia 12/11/2020
Obs.: Registre o momento e nos
conte como foi a experiência. Os registros podem ser por fotografias, desenhos,
vídeos e relatos. Os registros podem ser enviado pelo grupo no whatsapp ou pelo e-mail silenakm@gmail.com (Os
desenhos podem ser entregues na escola
todas as terças-feiras)
12/11/2020
Comentários
Postar um comentário