BRINCADEIRA HEURISTICA N2ABC

Ao brincar com os varais de tecidos no ambiente externo pudemos desbravar as mais diversas esferas do conhecimento infantil. Através de uma simples brincadeira com tecidos podemos observar e explorar a ação do vento nos tecidos, fazer o uso da motricidade fina atráves do movimento de pinça, ao brincar com os prendedores de roupa.

O brincar faz parte da vida da criança. É brincando que ela inicia, desde a mais tenra idade, sua interação com o mundo, estabelecendo formas de comunicação, relacionamento e experimentação. O brincar é atividade constante e natural, que estimula o aprendizado e a apreensão de valores culturais e sociais. O adulto de maneira geral vê as atividades lúdicas quando praticadas por ele como atividades de lazer e ócio e quando se trata da criança, acredita que a brincadeira tem sempre valor educativo. Nem sempre é assim. O brincar é livre. Tem valor essencial no desenvolvimento dos seres, mas é também atividade criativa, de diversão e descontração. E, ainda assim, é no brincar que a criança tem a possibilidade de desenvolver habilidades motoras, perceptivas e cognitivas. Muitos estudos com crianças sugerem que o brincar da criança requer estratégias sociais de grande complexidade. criança requer estratégias sociais de grande complexidade. (MORAIS E PÚBLIO, s/a, p.13




















Comentários