ATIVIDADE REMOTA N4-AB

PROPOSTA DA SEMANA 
PROFESSORAS: DENISE E MARILEI


Olá Famílias!

A proposta desta semana pretende, através da consciência corporal, estimular as habilidades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem oral e tudo que envolve a articulação e estruturação da fala propriamente dita, como gestos, movimentos faciais, olhares, incluindo a visão e audição como órgãos sensoriais, fundamentais no processo de reconhecimento do meio para depois, a elaboração da fala como expressão do que está sendo percebido.  
E nada melhor do que a música para nos ajudar nesta tarefa. Link abaixo:




 Letra da música:
“Que bicho tem bocão? Que bicho tem bocão? O sapo, o jacaré, o hipopótamo e o leão. Que bicho tem bocão? Que bicho tem bocão? O sapo, o jacaré, o hipopótamo e o leão.
Quem é que tem coragem, que é que põe a mão? Eu não, eu não. Pra que boca tão grande, pra que esse dentão? Esquece essa braveza e dá logo um beijão.”  Pé de sonho.

- Agora quero ver se você também tem bocão.  Faça um vídeo do seu filho cantando e imitando os animais que aparecem na música;
- Diga seu nome e o nome dos animais, fazendo bocão;
- Deixe seu filho assistir o vídeo, ouvir a própria voz e visualizar sua imagem e seus gestos;
- Converse com seu filho: Que outros animais também possuem bocão? Por que será que possuem boca tão grande? Quantos animais aparecem na música? Qual é o maior? Qual é o menor? O que cada um deles come? E também qual a cor de animal conforme vídeo. Deixe a criança a vontade para expressar-se.


     SURPRESA ??!!






Seguem algumas dicas de como a família pode estimular a fala de seu filho.
Por: Marilia Piazzi Seno - fonoaudióloga e psicopedagoga, especialista em Fonoaudiologia Educacional, mestre em Distúrbios da Comunicação Humana e doutoranda em Educação. Atua como consultora e palestrante.
–   Não adivinhe o que a criança quer.
–   Fique sempre na mesma altura da criança quando for falar com ela.
–   Propicie situações em que ela precise expressar-se como contar seu final de semana, falar do seu animal de estimação, etc…
–   Use palavras simples e frases curtas.
–   Fale sempre corretamente, sem  usar diminutivos.
–   Proponha brincadeiras de imitação, abusando das onomatopeias. Ex: como o telefone toca? Como é um miado de gato? Imitem um avião.
–  Dê atividades que trabalhem com os órgãos da fala: estale os lábios, vibrem a língua.
–   Explore as músicas infantis.
–  Apresente variados tipos de sons, solicitando que descubram do que se trata. Ex: liquidificador, vendaval, janelas quebrando, campainha tocando.
–  Coloque vários objetos numa “caixa secreta” e vá retirando um por vez. A criança deverá nomeá-los e dizer suas funções.
–  Ofereça instruções que envolvam conceitos de esquema corporal, orientação espacial. Ex: pegue o quadrado amarelo; coloque o bloco vermelho embaixo do azul, separe três pecinhas.
–  Trabalhe rimas e aliteração. Ex: que palavra combina com pão? Que palavras começam com o mesmo som que gato?
–  Brinque com a entonação falando a mesma frase de diferentes formas. Ex: Hoje está calor? Hoje está calor (voz grossa). Hoje está calor! (voz fininha). Falar, chorando, rindo, baixinho como se estivesse cochichando...
–  Peça que seu filho diga palavras que pertençam à mesma categoria. Ex: frutas, animais, partes do corpo.
Material retirado do site https://revistaeducacao.com.br/2019/01/21/dicas-linguagem-oral/

ABRAÇOS,
Denise e Marilei

07/07.20

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