Proposta remota PRÉ 2B (25/09/2020)

CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. 




25/09/2020

Olá Famílias! 



    O uso da tesoura significa um desafio para a criança, pois a partir dela pratica movimentos com as mãos que antes não eram tão frequentes. A aquisição de novas habilidades faz parte da série de aprendizados e descobertas que devem experimentar ao longo de seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Esta semana iremos desenvolver mais esta habilidade. Que tal exercitarmos o uso da tesoura e cola? 


O uso da tesoura desenvolve várias habilidades, entre elas 

Estabilidade postural;
Percepção visual;
Coordenação visomotora;
Integração bilateral;
Orientação espacial;
Consciência corporal; 
Força muscular;



Algumas dicas 

1. Mostre à criança que cada mão tem um papel no processo. Enquanto a mão dominante (direita ou esquerda) segura a tesoura, a mão auxiliar segura a superfície a ser recortada; 

2. Posicione o dedo polegar da mão auxiliar sobre a superfície a ser recortada, enquanto os demais dedos ficam flexionados na parte de baixo. A mão auxiliar deve virar o papel, permitindo que a mão dominante corte da forma desejada; 

3. Providencie uma mesa e uma cadeira adequadas à altura da criança, permitindo que ela fique com pés no chão e possa apoiar de forma confortável os cotovelos e antebraços sobre a mesa; 



Para as propostas abaixo você vai precisar de 

  • Revistas, jornais, informativos;
  • Cola;
  • Tesoura sem ponta;
  • Folhas coloridas ou brancas;



Propostas 

1º. Procurar as letras que compõem o seu próprio nome. Exemplo:

A criança que possui nome composto pode escolher um dos nomes para procurar. Ex.: Maria Clara - CLARA; 

2º. Procurar, em jornais e revistas, imagens que comecem com a letra de seu nome. Exemplo: 

CLARA 

3º. Cole na folha letra por letra e abaixo a imagem que conseguiu associar com seu nome. Cuide com o excesso de cola. Utilize apenas o necessário para fixar na folha; 

4º. Deixe secar e guarde em um local seguro. 





Esta atividade será desenvolvida com as crianças no encontro marcado para o dia 25 de setembro. As famílias que por algum compromisso de última hora ou imprevistos devem orientar a criança nesta atividade. Lembre-se: a criança necessita ser protagonista de sua aprendizagem. O adulto apenas media e facilita para que elas aconteçam de forma natural e gradativa. Elogie as conquistas de seu filho e verá o desenvolvimento de um ótimo relacionamento com as aprendizagens escolares. Conto com vocês nesta tarefa! 



Não esqueçam de registrar esses momentos ricos com seus filhos! 

Postar no grupo do WhatsApp ou enviar pessoalmente para a professora até dia 02 de outubro



Desejo ótimas interações e experiências. 

Um forte abraço!

Professora Bruna Thailine Borges da Silva

Comentários