PROPOSTA REMOTA PRÉ 2A -TARDE
Queridas Famílias!
Mais uma vez pedimos a colaboração das famílias para a realização da proposta desta semana. Vamos dar continuidade a esse lindo caminho de descobertas, que as crianças são convidadas a vivenciar no pré 2.
A proposta desta semana tem como objetivos:
- Desenvolver a noção de quantidade e conhecimento dos símbolos numéricos;
- Conhecer os fonemas, ou seja, o som de cada letra que compõe o seu nome;
- Identificar as letras pela grafia;
- Estimular a coordenação motora ampla e fina;
- Estimular a criatividade através da arte;
- Retomar cores e formas geométricas;
- Promover momentos de interação em família, através de brincadeiras.
Materiais para realização da proposta:
- Material disponibilizado pela escola;
- Varal do alfabeto;
- Dado;
- Plaquinha com o nome;
- Estojo com materiais da criança.
Desenvolvimento da proposta:
- Brincadeira com dado
A criança joga o dado, identifica o número que foi sorteado e realiza um comando (o adulto dá o comando) na quantidade que compõe aquele número.
Ex: O número sorteado pelo dado foi 3, comando-pular 3 vezes num pé só.
Sugestões de comandos:
• pular num pé só;
• dar voltas ao redor da mesa;
• bater palmas;
• dar passos para trás;
• pulos para a frente;
• pulo para a direita;
• bater os pés;
• rolar no chão.
- Descobrindo o nome e som das letras
Assista ao vídeo acessando o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=hB8dNo_4gh8
• Com a plaquinha do nome enviada na semana anterior, assista ao vídeo observando especialmente, as letras que compõe o seu nome. Pare o vídeo nas letras do nome, e junto com a família imite o som de cada uma dessas letras.
• Depois de ouvir e imitar chegou a hora de descobrir que outras palavras possuem o mesmo som da letra inicial do seu nome. Pegue o envelope com as figuras, tire as 4 figuras e coloque-as sobre a mesa. Fale o nome de cada uma das figuras.
• Agora responda, qual palavra inicia com o mesmo som que inicia o seu nome. Importante não dar a resposta, deixe que a criança crie suas hipóteses e aos poucos consiga diferenciar cada som nas figuras, e então, identifique qual das figuras tem o som igual ao do seu nome.
Ex: Meu nome é Denise. As 4 figuras são Gato, Dado, Panela e Aranha. Qual dessas figuras tem o nome que inicia com o mesmo som do nome Denise.
• Para concluir cole as figuras no varal, nas respectivas letras do alfabeto.
- Brincando com figuras geométricas
- No envelope tem disponível várias formas geométricas de diferentes cores e tamanhos, construa um desenho utilizando essas formas geométricas, a folha A3 e cola. Use a criatividade.
- Mostre algumas possibilidades como os exemplos abaixo para que a criança entenda o que está sendo pedido, depois deixe-a brincar e criar de forma livre.
- Importante questionar seu filho sobre as formas geométricas, qual o nome de cada uma e o porquê.
Triângulo = 3 lados.
Quadrado = 4 lados iguais.
Retângulo = 4 lados, 2 lados de um determinado tamanho e outros 2 de tamanho diferente, maiores ou menores.
Círculo= circunferência.
Ex:
OBS: - Registrar através de fotos e vídeos;
- O registro vale presença para a criança;
- Enviar até próxima quinta-feira, dia 25/03.
Divirtam-se, abraços da profe Denise.
19/03/21
Comentários
Postar um comentário