PROPOSTA REMOTA PRÉ 2A -TARDE

 Queridas Famílias!

    Mais uma vez pedimos a colaboração das famílias para a realização da proposta desta semana. Vamos dar continuidade a esse lindo caminho de descobertas, que as crianças são convidadas a vivenciar no pré 2. 

A proposta desta semana tem como objetivos:

- Desenvolver a noção de quantidade e conhecimento dos símbolos numéricos;

- Conhecer os fonemas, ou seja, o som de cada letra que compõe o seu nome;

- Identificar as letras pela grafia;

- Estimular a coordenação motora ampla e fina;

- Estimular a criatividade através da arte;

- Retomar cores e formas geométricas;

- Promover momentos de interação em família, através de brincadeiras.

Materiais para realização da proposta:

- Material disponibilizado pela escola;

- Varal do alfabeto;

- Dado;

- Plaquinha com o nome;

- Estojo com materiais da criança.

Desenvolvimento da proposta:

- Brincadeira com dado

A criança joga o dado, identifica o número que foi sorteado e realiza um comando (o adulto dá o comando) na quantidade que compõe aquele número.

Ex: O número sorteado pelo dado foi 3, comando-pular 3 vezes num pé só. 

Sugestões de comandos:

pular num pé só;

dar voltas ao redor da mesa;

bater palmas;

dar passos para trás;

pulos para a frente;

pulo para a direita;

bater os pés;

rolar no chão.

- Descobrindo o nome e som das letras

Assista ao vídeo acessando o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=hB8dNo_4gh8







• Com a plaquinha do nome enviada na semana anterior, assista ao vídeo observando especialmente, as letras que compõe o seu nome. Pare o vídeo nas letras do nome, e junto com a família imite o som de cada uma dessas letras.

• Depois de ouvir e imitar chegou a hora de descobrir que outras palavras possuem o mesmo som da letra inicial do seu nome. Pegue o envelope com as figuras, tire as 4 figuras e coloque-as sobre a mesa. Fale o nome de cada uma das figuras. 

• Agora responda, qual palavra inicia com o mesmo som que inicia o seu nome. Importante não dar a resposta, deixe que a criança crie suas hipóteses e aos poucos consiga diferenciar cada som nas figuras, e então, identifique qual das figuras tem o som igual ao do seu nome.

Ex: Meu nome é Denise. As 4 figuras são Gato, Dado, Panela e Aranha. Qual dessas figuras tem o nome que inicia com o mesmo som do nome Denise. 

• Para concluir cole as figuras no varal, nas respectivas letras do alfabeto. 

- Brincando com figuras geométricas

 - No envelope tem disponível várias formas geométricas de diferentes cores e tamanhos, construa um desenho utilizando essas formas geométricas, a folha A3 e cola. Use a criatividade.

- Mostre algumas possibilidades como os exemplos abaixo para que a criança entenda o que está sendo pedido, depois deixe-a brincar  e criar de forma livre. 

- Importante questionar seu filho sobre as formas geométricas, qual o nome de cada uma e o porquê.

Triângulo = 3 lados.

Quadrado = 4 lados iguais.

Retângulo = 4 lados, 2 lados de um determinado tamanho e outros 2 de tamanho diferente, maiores ou menores.

Círculo= circunferência.

Ex: 


OBS: - Registrar através de fotos e vídeos;

          - O registro vale presença para a criança;

          - Enviar até próxima quinta-feira, dia 25/03.


Divirtam-se, abraços da profe Denise.

19/03/21


Comentários