PROPOSTA REMOTA PRÉ 2A-TARDE

 Queridas Famílias!

Como está sendo a realização das propostas remotas? As crianças estão gostando? Esses momentos têm ajudado na aprendizagem de seu filho? As atividades propostas realmente acrescentam algo novo na formação do seu filho? 

São tantas perguntas que vocês pais certamente fazem diariamente, mas não se preocupem, pois os professores também fazem muitas reflexões a cerca dessa nova forma de ensinar e aprender. A resposta, infelizmente não é algo que se possa perceber da noite para o dia, num estalar de dedos, pois estamos falando de aprendizagem, e aprendizagem é processo. 

Nesse período o mais importante é vivenciar com as crianças esses momentos, não como uma obrigação, mas com a certeza de que para seu filho, cada descoberta, cada incentivo, cada sorriso da família é algo grandioso. Não é como na escola, mas a escola está na intencionalidade de cada proposta. Seu filho não vai aprender mais ou menos, vai aprender de forma diferente.

Vamos lá, agora falta pouco e logo estaremos juntos novamente.

A proposta desta semana tem como objetivos:

- Desenvolver a noção de quantidade e conhecimento dos símbolos numéricos;

- Estimular a coordenação motora fina;

- Estimular a criatividade através da arte;

- Criar um momento para ouvir história em família;

- Despertar a curiosidade e imaginação através da história;

- Desenvolver a noção de tempo e ordem cronológica através dos dias da semana.

Materiais para realização da proposta:

- Material disponibilizado pela escola (balão, folha para desenho, tinta, luvas com serragem, fichas com números);

- Cola.

Desenvolvimento da proposta:

- Vamos contar?

# Retire as fichas do envelope, separe-as (de um lado as numeradas e do outro, as que contêm bolinhas representando quantidade) e coloque-as sobre a mesa ou no chão se preferir, viradas para baixo;

# Coloque as luvas com serragem também sobre a mesa;

# Retire umas das fichas com bolinhas, observe o desenho e que quantidade corresponde; 

# Procure nas fichas numeradas, o número que corresponde a quantidade da ficha escolhida e junte-as.

# Conte os dedos das luvas conforme a quantidade da ficha e dobre os demais, destacando a quantidade solicitada;

# Agora, da mesma forma, conte os dedos das suas mãos. Segue exemplos:

5                                                       


 

3


- HORA DA HISTÓRIA 

UMA LAGARTA MUITO COMILONA - ERIC CARLE

#Assista a história através do link: 

https://www.youtube.com/watch?v=u3kOAHn3odQ









# Conversa sobre a história: 

- O que nasceu daquele ovinho que estava na folha? Quem colocou aquele ovo? Então quer dizer que a mamãe da lagarta é uma borboleta?!!!!

- Dos alimentos que a lagarta comeu, o que você também gosta de comer? 

- Como se chama a casa da lagarta?

- O que saiu do casulo?

- Na história, quantos dias a lagarta levou para transformar-se em uma borboleta? Vamos contar usando os dedos?

# Agora vamos desenhar a lagarta? 

- Você vai precisar de um balão, tintas e folha ofício;

- Encha o balão (Deixe a criança encher. Não precisa encher muito);

- Coloque as tintas em um pote ou prato descartável, ou até mesmo sobre uma folha de jornal;

- O balão servirá como “pincel”, veja exemplo abaixo:










- Lembre-se de desenhar os olhos, pernas, boca... da lagarta.

# Atividade sobre a história: 












- Desenhar o que a lagarta comeu respeitando a sequência dos dias, conforme a história;

- Essa atividade poderá ser feita durante toda a semana, desenhando o que a lagarta comeu naquele dia.

- Em qual dia da semana a lagarta comeu mais? Mostre a quantidade usando os dedos da sua mão.

- Qual será a letra inicial da palavra LAGARTA? Procure no varal do alfabeto a letra L e desenhe uma linda lagarta.


OBS: 

- Registrar através de fotos e vídeos;

- O registro vale presença para a criança;

- Guardar os desenhos e trabalhinhos, para entregar quando retornar as aulas presenciais;

- Enviar até próxima quinta-feira.


Divirtam-se, abraços da profe Denise.

1º/04/21



Comentários