A importância da rotina no desenvolvimento dos pequenos!
PROPOSTAS REMOTAS NÍVEL N2 DEF
Profs: Ananda, Angélica, Franciele e Renata
Você sabe a importância da rotina para o desenvolvimento da criança?
Apesar de termos passado pouco tempo juntos durante o processo de adaptação dos nossos pequenos na escola, as crianças já estavam se habituando aos momentos propostos no cotidiano escolar. Essa rotina é muito importante para o desenvolvimento da criança, pensados sempre na aprendizagem e no aprimoramento da autonomia de cada um.
Para nos apropriarmos sobre essa importância, compartilhamos um texto com vocês.
Para refletir!
Como a rotina pode ajudar seu filho?
Sabemos que, na prática, não é simples estabelecer uma rotina na vida dos filhos, ainda mais com a correria do dia a dia, horários irregulares e a falta de tempo. No entanto, é muito importante que a família adote alguns hábitos e regras no cotidiano dos pequenos. Uma rotina para criança, desde cedo, colabora para que ela cresça mais confiante e independente. Saber o que vai acontecer durante o dia e a repetição destes acontecimentos cria um ambiente saudável, fazendo com que os pequenos se sintam confortáveis e seguros.
Os pequenos gostam de saber o que vai acontecer durante seu dia. Saber que, depois da soneca, tem o lanchinho ou que, antes de dormir, tem a história, proporciona uma sensação de segurança. Isso faz com que os pequenos se sintam menos ansiosos. Com o tempo, a rotina pode, até mesmo, fazer com que seu bebê desenvolva certas manias, como dormir sempre com o mesmo cobertor ou só fazer as refeições em determinados pratos. É a maneira que eles têm de se sentirem no controle, nesse mundo ainda tão estranho a eles.
Dicas para estabelecer uma rotina em casa
A psicóloga Letícia Araújo, da Equipe de Curadoria da Leiturinha, elencou algumas dicas que podem ajudar você a estabelecer uma rotina em sua casa com os pequenos. Confira:
Hora de dormir
- Hora de dormir é a primeira ideia de rotina dos pequenos, eles precisam saber a diferença entre o dia e a noite.
- Sonecas durante o dia devem ser sempre em ambiente claro, sem evitar barulhos ou mudar a rotina da casa.
- Para o sono da noite é necessário que os pais realizem uma “higiene do sono”, como um ritual. Pode ser um banho relaxante, seguido de uma história. O quarto deve estar pouco iluminado e sem barulho.
Hora de alimentar
- É saudável fazer as refeições em família, todos sentados à mesa e degustando alimentos variados.
- Aproveite a oportunidade para conversar e perceber que seu pequeno está crescendo. Você também pode aproveitar para montar um novo cardápio para a semana seguinte.
Estabelecer horários
- É importante que os pequenos tenham horários para acordar, realizar as atividades, brincar e dormir. Seguir os horários faz com que a criança se acostume e estabeleça uma rotina.
- Você pode montar para seu pequeno um quadro de horários com desenhos, mostrando como será a ordem do seu dia, isso trará mais segurança para ele.
Espaços organizados
Ter um ambiente organizado auxiliará os pequenos. Para que isto aconteça é muito importante que eles saibam que:
- Depois de brincar devem guardar seus brinquedos;
- Roupas usadas devem ser colocadas no cesto ou em um local determinado;
- Desde muito cedo os pequenos podem e devem auxiliar nas tarefas domésticas, afinal eles também fazem parte da casa!
Informações que valem ser divulgadas
- A rotina exerce influência fundamental no desenvolvimento infantil. Entre outros fatores, ela ensina a criança a conviver com a realidade familiar e até comunitária (bairro, escola etc.), além de contribuir para o fortalecimento da autonomia.
- A rotina implica regras que estabelecem limites. O limite gera uma dose de frustração, e é importante aprender a conviver com esse sentimento desde cedo. Além disso, a rotina vai ganhando complexidade ao longo do desenvolvimento do indivíduo, ensinando-o a agir em determinadas situações.
- O estabelecimento de rotinas é um dos aspectos fundamentais para dar segurança à criança. É assim também que ela desenvolve habilidades e aprende a lidar com as solicitações do ambiente.
Proposta de atividade:
Como proposta para esta semana, sugerimos que a criança seja incentivada a realizar as suas refeições com autonomia, de forma que utilizando os talheres e utensílios, adequados à faixa etária, consiga se alimentar sozinha.
É um momento que exige cuidado e atenção da família, bem como a disponibilidade em incentivar a criança, além de compartilhar deste momento, alimentando-se junto dela, pois acreditamos que a aprendizagem acontece muito mais pelo exemplo vivenciado do que pela fala.
Aproveitem destes momentos com seus pequenos e compartilhem conosco os registros realizados. As postagens podem ser feitas no grupo do Nível 2 DEF na página da escola no Facebook ou enviar para o e-mail da escola: amiguinho@campobom.rs.gov.br.
18/05/2020
Comentários
Postar um comentário