VAMOS BRINCAR COM AS CORES E QUANTIDADES?
PROPOSTA
PARA PRÉ 1 CD – 21/05/2020
Professoras Graziele, Grasiela e Ivania
ATIVIDADE 1:
Queridas
Famílias!
Desde a mais tenra idade as
crianças têm contato com o mundo cheio de cores e desafios. Para seu pleno
desenvolvimento a criança precisa de estímulos que podem envolver desde o seu
próprio corpo até mesmo objetos presentes nesse mundo que a cercam. O
raciocínio logico faz parte do nosso cotidiano durante toda a nossa vida, é
através dele que tomamos desde as mais simples decisões e resolvemos questões
mais complexas!
Através dos jogos e brincadeiras podemos estimular as crianças de maneira
divertida, proporcionando momentos de descontração e interação desenvolvendo
suas habilidades e ativando a memória, concentração, atenção, direção e
pensamento criativo.
VAMOS BRINCAR COM AS CORES?
●
Essa
brincadeira precisará de dois participantes;
● Vocês
estão recebendo duas folhas com quatro cores: Azul, verde, vermelho e amarelo.
●
Uma
folha será entregue a criança e a outra ficará com outro participante.
●
Posicionem-se
de frente um para o outro com as folhas em frente de cada um.
● O
Adulto que estará participando da atividade começará criando uma sequência que
deverá ser seguida pela criança.
Exemplo:
- O Adulto toca na cor vermelha.
- A criança deverá tocar na cor
vermelha.
.
- O Adulto toca na cor
vermelha, azul e verde.
- A criança deverá tocar na cor
vermelha, azul e verde.
- Seguindo a mesma ordem que o
Adulto sugeriu.
- Crie várias sequências e
aumente gradativamente o nível de dificuldade.
- Em outro momento deixe a
criança criar as sequências e o Adulto que estiver jogando segue a sequência
sugerida por ela.
●
O
Registro desta proposta pode ser feito através de fotos do momento do jogo,
●
Pequeno
vídeo que pode ser postado no grupo da turma no Facebook ou através de um
relato escrito descrevendo como foi o desenvolvimento da brincadeira.
ATIVIDADE 2:
CAÇA
AO TESOURO
Estamos enviando para casa 5
cartões coloridos e 5 números;
Com o auxílio dos pais as
crianças devem colar o número na folha colorida e colorir internamente
utilizando giz ou canetinha os números seguindo a seguinte orientação;
1 –
AZUL
2 –
VERMELHO
3 –
AMARELO
4 –
VERDE
5 –
PRETO
Após a confecção dos cartões
começaremos a caça aos tesouros coloridos que temos dentro de nossas casas
procurando a quantidade de objetos correspondente ao número de cada cartão.
Exemplo:
Pegando o cartão preto, corresponde ao número 5, podemos pegar 5 pares de meias
pretas;
E
assim com todos os cartões, respeitando a ordem de 1 a 5. Contando os objetos
juntamente com as crianças.
REGISTRO
Pode ser feito através de fotos do
momento da realização da proposta; Pequeno
vídeo que pode ser postado no grupo da turma no Facebook ou através de um
relato escrito descrevendo como foi o desenvolvimento da atividade.
Os cartões pintados e colados pelas
crianças deverão ser entregues na escola quando as atividades presenciais
retornarem.
HORA DA RECEITA!
Que tal fazermos uma receita bem deliciosa em
casa? Pode ser uma receita do cotidiano da família, um bolo, um pão, uma comida
de dia a dia que seja própria da família. Durante a realização dessa receita a
participação da criança deve ser ativa, separando ingredientes e as quantidades
necessárias de cada um, misturando e observando as transformações.
Exemplo: Se a receita sugerida for um bolo:
Peça para que a criança pegue os ovos, diga a
quantidade á ela 2 ovos. (conte com ela).
Agora vamos precisar de farinha: 3 xícaras de
farinha. Auxilie a criança colocar a farinha na xícara e peça para que ela
repita a ação até chegar a quantidade desejada.
Em uma
folha de oficio ou folha pautada escreva essa receita com todos os ingredientes
e modo de preparo para entregar as professoras. Essa proposta fará parte do
livro de receitas da turma.
Pode
ser feito através de fotos do momento da realização da receita, ou pequeno vídeo que pode ser postado no grupo da turma no Facebook
ou através de um relato escrito descrevendo como foi o desenvolvimento da
atividade. Exemplo:
- As atividades devem ser obrigatoriamente devolvidas a escola, o quanto antes, para assim equivalerem a presença das crianças nesse ano letivo;
Comentários
Postar um comentário