VAMOS BRINCAR COM AS CORES E QUANTIDADES?


PROPOSTA PARA PRÉ 1 CD – 21/05/2020
Professoras  Graziele, Grasiela e Ivania
ATIVIDADE 1:
Queridas Famílias!
Desde a mais tenra idade as crianças têm contato com o mundo cheio de cores e desafios. Para seu pleno desenvolvimento a criança precisa de estímulos que podem envolver desde o seu próprio corpo até mesmo objetos presentes nesse mundo que a cercam. O raciocínio logico faz parte do nosso cotidiano durante toda a nossa vida, é através dele que tomamos desde as mais simples decisões e resolvemos questões mais complexas! Através dos jogos e brincadeiras podemos estimular as crianças de maneira divertida, proporcionando momentos de descontração e interação desenvolvendo suas habilidades e ativando a memória, concentração, atenção, direção e pensamento criativo.


VAMOS BRINCAR COM AS CORES?
       Essa brincadeira precisará de dois participantes;
    Vocês estão recebendo duas folhas com quatro cores: Azul, verde, vermelho e amarelo.
       Uma folha será entregue a criança e a outra ficará com outro participante.
       Posicionem-se de frente um para o outro com as folhas em frente de cada um.
     O Adulto que estará participando da atividade começará criando uma sequência que deverá ser seguida pela criança.
Exemplo:
                - O Adulto toca na cor vermelha.
                - A criança deverá tocar na cor vermelha. .
                - O Adulto toca na cor vermelha, azul e verde.
                - A criança deverá tocar na cor vermelha, azul e verde.
                - Seguindo a mesma ordem que o Adulto sugeriu.
                - Crie várias sequências e aumente gradativamente o nível de dificuldade.
            - Em outro momento deixe a criança criar as sequências e o Adulto que estiver jogando segue a sequência sugerida por ela.  

 
                                          
                                                   REGISTRO
       O Registro desta proposta pode ser feito através de fotos do momento do jogo,
       Pequeno vídeo que pode ser postado no grupo da turma no Facebook ou através de um relato escrito descrevendo como foi o desenvolvimento da brincadeira.





ATIVIDADE 2:

CAÇA AO TESOURO

                    Estamos enviando para casa 5 cartões coloridos e 5 números;
                    Com o auxílio dos pais as crianças devem colar o número na folha colorida e colorir internamente utilizando giz ou canetinha os números seguindo a seguinte orientação;
1 – AZUL
2 – VERMELHO
3 – AMARELO
4 – VERDE
5 – PRETO
         Após a confecção dos cartões começaremos a caça aos tesouros coloridos que temos dentro de nossas casas procurando a quantidade de objetos correspondente ao número de cada cartão.
          Exemplo: Pegando o cartão preto, corresponde ao número 5, podemos pegar 5 pares de meias pretas;
       E assim com todos os cartões, respeitando a ordem de 1 a 5. Contando os objetos juntamente com as crianças.


                                              
REGISTRO
         Pode ser feito através de fotos do momento da realização da proposta; Pequeno vídeo que pode ser postado no grupo da turma no Facebook ou através de um relato escrito descrevendo como foi o desenvolvimento da atividade.
      Os cartões pintados e colados pelas crianças deverão ser entregues na escola quando as atividades presenciais retornarem.
 
HORA DA RECEITA!
Que tal fazermos uma receita bem deliciosa em casa? Pode ser uma receita do cotidiano da família, um bolo, um pão, uma comida de dia a dia que seja própria da família. Durante a realização dessa receita a participação da criança deve ser ativa, separando ingredientes e as quantidades necessárias de cada um, misturando e observando as transformações.
   Exemplo:  Se a receita sugerida for um bolo:
Peça para que a criança pegue os ovos, diga a quantidade á ela 2 ovos. (conte com ela).
Agora vamos precisar de farinha: 3 xícaras de farinha. Auxilie a criança colocar a farinha na xícara e peça para que ela repita a ação até chegar a quantidade desejada.
 Em uma folha de oficio ou folha pautada escreva essa receita com todos os ingredientes e modo de preparo para entregar as professoras. Essa proposta fará parte do livro de receitas da turma.
REGISTRO:
Pode ser feito através de fotos do momento da realização da receita, ou  pequeno vídeo que pode ser postado no grupo da turma no Facebook ou através de um relato escrito descrevendo como foi o desenvolvimento da atividade. Exemplo:


  •  Lembramos que todos os jogos já foram confeccionados e estão disponíveis para retirada na escola;
  • As atividades devem ser obrigatoriamente devolvidas a escola, o quanto antes, para assim equivalerem a presença das crianças nesse ano letivo;









Comentários