PROPOSTA PRÉ 1 E

 

OLÁ FAMÍLIAS!

              Esta semana iniciaremos uma nova proposta onde as crianças irão desenvolver a escrita e reconhecimento das letras que compõem seu nome. 
         O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela. É por esse motivo que este trabalho gera uma relação de identidade da criança com a escrita. O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome é fazer com que cada um se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar um início de alfabetização, afinal de contas estão aprendendo as letras de seu nome e estabelecendo relações com letras de outros nomes ou palavras do dia a dia. (Escola Interação)
 
Então vamos lá?

1. Para este momento procure um lugar calmo e tranquilo.
2. Leia a história “O Nome da Gente” da autora:  Naira Passoni Parahuari Branco. para seu filho(a).                                             


                                         O  LIVRO ESTÁ DISPONIVEL NA ESCOLA IMPRESSO PARA RETIRAR.  


3 Deixe com que seu filho(a) ouça mais de uma vez.
4 Agora questione sobre o livro: Você gostou da história? Por que o papel em branco estava tão triste? Quem o papel encontrou? O que apareceu no livro, que o deixou felizão?
5 Deixe que a criança manuseie o livro e perceba seu nome nele escrito. E que reconte a história como ela interpretou.
6 Depois da leitura do livro e percepção do nome dele (a) no livro. Entregue a ela a ficha com seu nome escrito, para que reescreva nos espaços vazios cada letra do seu nome.  A ficha está anexada juntamente com o material impresso. Para retirar na escola. Veja exemplo:
  
 A N D R E A
      
   
7 E para finalizar que tal brincar com seu filho(a) de “A canoa virou” .

VAMOS BRINCAR?

       No local escolhido, coloque os participantes em roda, sentados no chão. Fique em pé andando atrás deles e cantando – “A Canoa Virou, pois a deixaram virar, foi por causa do(a)__________________ (diga seu nome) que não soube nadar. Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar, eu tirava o(a) _________________(diga o nome de uma criança e a puxe pela mão, levantando-a e tirando-a da roda) do fundo do mar. Repita a brincadeira e a música até que tenha dito o nome de todos os  participantes e tenha puxado todos do “fundo do mar”.
Quando terminarem todos já tiverem decorado a letra da música, você poderá alterar um pouco a dinâmica, fazendo com que um que for retirado do “fundo do mar” será o que puxará a próxima e assim por diante.  
Se desejarem ouvirem a música está disponível em: Palavra Cantada – a canoa virou. https://www.youtube.com/watch?v=_vmxj-adiPo


   8.   Se desejarem também, poderão fazer registros com fotos e ou e postar no grupo do Pré1 E na página da escola no Facebook ou enviar para o amiguinho@campobom.rs.gov.br


Abraços da prof.ª.  Andrea.
10.06.2020



Comentários