PROPOSTAS REMOTAS PRÉ 1B
Professores: Silena e Rodrigo
BRINCAR COM A FAMÍLIA
Na sacola que será retirada na escola contém um jogo de memória. Aproveite os momentos em família para jogar e se divertir.
- Vire todas as cartas sobre a mesa
- O jogador da vez deve virar duas peças
- Se formar par com as peças iguais, fica com as mesmas, se não for par deve virar as peças sobre a mesa.
- O jogador que formar par poderá realizar mais uma jogada
- Ganha o jogador que fizer mais pares
Dica importante: Não facilite o jogo para seu filho (a) os mesmos devem cumprir todas as regras do jogo.
Através do brincar que a criança consegue compreender e reproduzir padrões e comportamentos do espaço social em que vive ou seja, entende sobre limites e de como deve agir em determinadas situações do cotidiano. (MACHADO, 2017)
Enquanto o pai ou a mãe estiverem preparando o alimento na cozinha, disponibilizar materiais: canetinhas, lápis, giz de cera, folhas para desenhar na mesa e solicitar para que o filho (a) desenhe o que os pais estão fazendo. Este momento pode ser repetido em outros espaços durante a semana. Obs.: deixe seu (sua) filho (a) desenhar e fazer a sua própria observação e leitura do cenário.
2.PROPOSTA
Sugestão de brincadeiras que podem ser realizadas no pátio ou dentro de casa:
MAMÃE POSSO IR?
Trace duas linhas no chão com uma distância de pelo menos 5 metros entre elas. Ou faça marcações com objetos dentro de casa. Quem for escolhido para ser a ‘mamãe’ ou o ‘papai’ fica à frente de uma das linhas, de costas para o resto do grupo. Os outros participantes ficam enfileirados lado a lado sobre a linha oposta. Um a um, eles tentam chegar até a 'mamãe' recitando o seguinte diálogo:
- “Mamãe, posso ir?” - Pergunta o jogador.
- “Pode” - a ‘mamãe’ responde.
- “Quantos passos?” - pergunta o jogador.
A ‘mamãe’ escolhe o número e o tipo de passo que o participante deve andar. Por exemplo: “Dois, de tartaruga”
O jogador dá dois passos pequeninos para frente. Se forem passos de cachorro, o jogador anda de quatro. Se forem passos de elefante, o jogador dá passos grandes. Vence quem chegar primeiro até a mamãe.
Dica: para deixar a disputa mais difícil, o participante que lidera a brincadeira – o ‘papai’ ou ‘mamãe’ – também pode mandar os jogadores darem passos para trás.
ELEFANTE COLORIDO
Um participante é escolhido para comandar. Ele fica à frente dos demais e diz: “Elefantinho colorido! ”. Os outros respondem: “Que cor? ”. O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo que tenha aquela tonalidade.
Quanto mais longe o acesso a cor, mais difícil o jogo fica. Para os mais velhos a brincadeira ficará mais divertida se o comandante perseguir os outros participantes e tentar capturá-los antes que eles cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante.
Obs.: O registro dos desenhos da criança deve retornar para escola. As demais propostas podem ser registradas por fotografias e vídeos. Se puderem e quiserem compartilhe conosco na página do grupo no Facebook.
11/06/2020
BRINCANDO DE: MAMÃE POSSO IR?
.
Comentários
Postar um comentário