PROPOSTA REMOTA N3C - TINTAS DA NATUREZA
Olá Famílias!
Hoje vamos fazer tintas diferentes usando elementos da natureza?
Usando terra e água que são elementos da natureza, podemos fazer tinta para brincar e é bem fácil de fazer. Proporcionar o contato com os elementos da natureza sempre estimula a curiosidade e a criatividade da criança. Vamos lá testar alguns elementos? (Sempre com a ajuda de um adulto)
TERRA
Em um recipiente coloque três colheres de (sopa) de terra seca, seis colheres de (sopa) de água e uma colher de (sopa) de cola branca. Misture bem e a tinta está pronta.
Mergulhe um saquinho de chá em 1/4 de xícara de água, ou acrescente café solúvel a essa mesma água. Vá clareando ou escurecendo até obter diversas tonalidades. Utilize essa tinta para pintar sobre papel liso, ou para fazer vários tons. Para engrossar e dar brilho, pode-se misturar também o preparo com cola.
Sabe aquele restinho de salada que sobrou do almoço ou as cascas dos legumes que sua mãe fez para o almoço? Pois é, também dá para fazer tintas.
Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela) e espinafre (para a cor verde). Espremer o líquido de cada um em um pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem.
Em um recipiente, coloque uma colher de (sopa) de cola branca, a mesma medida de água, uma colher de (sopa) bem cheia de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, coloque mais ou menos corante. Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso.
SE LIGA NESSA DICA:
Obs: A cola serve somente para dar brilho a cor, a tinta pode ser feita sem a cola.
Depois das tintas prontas é só soltar a imaginação e se divertir, pode fazer um desenho, pintar com o dedo ou então pintar com pincel, o importante é você curtir a atividade.
Esta é a nossa sugestão da semana para você se divertir com seu filho. Nos envie fotos por e-mail amiguinho@campobom.rs.gov.br ou então publique na página do face book.
Um grande e carinhoso abraço da Profe Vânia
Comentários
Postar um comentário