PROPOSTA REMOTA PARA PRÉ 2 A- 03.07.2020
Olá Famílias!
"O ato de contar uma história, além de atividade
lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da
coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na
memória das pessoas. Contar histórias é uma experiência de interação. Constitui
um relacionamento cordial entre a pessoa que conta e os que ouvem. A interação
que se estabelece aproxima os sujeitos envolvidos. Os contos enriquecem nosso
espírito, iluminam nosso interior, e, ao mesmo tempo, nos tornam mais
protagonistas na resolução dos problemas e mais flexíveis para aceitar
diferenças". (Amélia Hamze)
Disponível em:< https://educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/o-momento-magico-de-contar-historias.htm>,
acesso em 17.06.2020
VAMOS
CONTAR HISTORIAS?
OLÁ FAMÍLIAS!
NOSSAS PROPOSTAS DESTA SEMANA
ESTÃO VOLTADAS PARA A CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS E TAMBÉM UM JOGO, UM PROCESSO QUE
TRABALHA COM O IMAGINÁRIO DE NOSSO PEQUENOS.
1- VAMOS CONTAR UMA HISTÓRIA?-
JUNTO DE NOSSA PROPOSTA VOCÊS ESTÃO RECEBENDO UM FOLHA, NELA TEM UMA
RASPADINHA, RASPEM PARA CONHECER O PERSONAGEM DA HISTÓRIA QUE VOCÊS JUNTO COM
SUA FAMÍLIA IRÃO CRIAR.
(NESTA PROPOSTA ESTAREMOS
TRABALHANDO A IMAGINAÇÃO, PERCEPÇÃO DE ORGANIZAÇÃO TEXTUAL, PERCEPÇÃO DE TEMPO,
CRIATIVIDADE E AUTONOMIA DE IDÉIAS E CRIAÇÃO DE ENRREDO)
2 -
ILUSTRANDO A HISTÓRIA CRIADA! – É HORA DE DESENHAR! ESCOLHA UM
MOMENTO ESPECIAL DA HISTÓRIA QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA CRIARAM E FAÇA UM LINDO
DESENHO, ASSIM ALÉM DE AUTOR VOCÊ TAMBÉM SERÁ O ILUSTRADOR DA HISTÓRIA.
(NESTA PROPOSTA ESTAREMSO
TRABALHANDO A INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA CONTADA POR MEIO DE DESENHO, COM ISSO O
ENTENDIMENTO DO ENREDO CRIADO E TAMBÉM A ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO GRÁFICA DO
CONTEÚDO ABSTRATO QUE FOI ESCRITO)
3- HORA DE JOGAR! - JOGO DO MONSTRINHO– JUNTO DA PROPOSTA
A PROFESSORA JÉSSICA ESTÁ ENVIANDO UM JOGO COM DUAS CARTELAS E UM DADO DE
NÚMEROS.
COMO
JOGAR: ESTE JOGO PODE SER JOGADO EM DUPLAS OU
QUARTETOS, CONSISTE EM CADA JOGADOR, OU CADA DUPLA TER UMA DAS CARTELAS.
CADA UM JOGA UMA VEZ O DADO E O NÚMERO
QUE CAIR DO DADO DEVERÁ SER MARCADO NOS QUADRADINHOS DE QUANTIDADES DA CARTELA
COM UMA PECINHA.
POR
EXEMPLO: SE NO DADO CAIU O NÚMERO 4, VOCÊ PRECISA
MARCAR NA CARTELA O QUADRADINHO COM QUATRO PONTINHOS.
PRESTE
ATENÇÃO! PODEM HAVER QUADRADINHOS COM
A MESMA QUANTIDADE E DEVEM SER MARCADOS UM DE CADA VEZ, E TAMBÉM VOCÊ PODE
JOGAR O DADO E NÃO TER QUADRADINHO COM A QUANTIDADE INDICADA PELO NÚMERO DO
DADO, COM ISSO VOCÊ DEIXA DE MARCAR E PASSA A VEZ.
GANHA
O JOGO O JOGADOR OU DUPLA QUE PRIMEIRO MARCAR TODOS OS QUADRADINHOS DE
QUANTIDADES DA CARTELA.
(NESTA PROPOSTA ESTAREMOS
TRABALHANDO A RELAÇÃO NÚMERO E QUANTIDADE, BEM COMO ORGANIZAÇÃO E SENSO DE
REGRAS )
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