RESGATANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS

    PROPOSTA REMOTA  
PROFESSORA BRUNA 

 Olá Famílias! 

Estamos no inverno, estação do ano em que as temperaturas caem e precisamos nos agasalhar e nos cuidar mais. Pensando no fato de estarmos em casa por conta da pandemia, proponho brincadeiras que possam ser realizadas no calor de suas casinhas, junto da família. 

Carneiro (2007) retrata que a brincadeira é a representação da realidade, ela assume um papel fundamental nas etapas do desenvolvimento da criança. Hoje em dia, as tecnologias restringem as brincadeiras fazendo com que as crianças passem muitas horas na frente do computador ou mesmo da televisão. Sendo assim, busco nesta proposta resgatar algumas brincadeiras antigas, o brincar e o jogar que são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual. 
Espero que gostem e curtam a proposta. Vamos lá?

 PASSA ANEL 

Senta-se em roda e uma pessoa fica no centro da roda com o anel. As mãos das outras pessoas ficam fechadas em formato de concha. Quem estiver com o anel fingirá que o coloca dentro das mãos de cada participante. Ao final, tenta-se descobrir quem realmente está com o anel.





 CABRA CEGA

 Essa brincadeira é feita colocando uma venda nos olhos de um dos jogadores, enquanto os outros devem se espalhar e permanecer parados. Em seguida, a criança vendada precisa encontrar os outros participantes e tentar adivinhar quem é a pessoa . 



 MÚSICA MINHA VIOLA COM GESTOS (Cantar a música, fazendo os gestos) 

 Eu tirei um dó da minh(á)* viola 
Da minha viola eu tirei um dó 
Dor…mir é muito bom, é muito bom 
Dor…mir é muito bom, é muito bom 
 (Cantar rápido): 
É bom camarada 
É bom camarada, é bom, é bom, é bom 
Eu tirei um ré da minh(á) viola 
Da minha viola eu tirei um ré 
Re…mar é muito bom, é muito bom 
Re…mar é muito bom, é muito bom 
É bom camarada É bom camarada, é bom, é bom, é bom 
Eu tirei um mi da minh(á)viola, Da minha viola eu tirei um mi, 
Min…gau é muito bom, é muito bom 
Min…gau é muito bom, é muito bom 
É bom camarada 
É bom camarada, é bom, é bom, é bom 
Eu tirei um fá da minh(á)viola 
Da minha viola eu tirei um fá 
Fa…lar é muito bom, é muito bom 
Fa…lar é muito bom, é muito bom 
É bom camarada 
É bom camarada, é bom, é bom, é bom 
Eu tirei um sol da minh(á)viola 
Da minha viola eu tirei um sol 
So…rrir é muito bom, muito bom 
So…rrir é muito bom, muito bom 
É bom camarada 
É bom camarada, é bom, é bom, é bom 
Eu tirei um lá da minh(á)viola 
Da minha eu tirei um lá La…var é muito bom 
Lá é alto é muito difícil, é muito difícil 
É bom camarada 
É bom camarada, é bom, é bom, é bom 
Eu tirei um si da minh(á) viola 
Da minha viola eu tirei um si 
Si…lêncio é muito bom, é muito bom Si…lêncio é muito bom, é bom demais 
É bom camarada 
É bom camarada, é bom, é bom, é bom. 


 REFERÊNCIAS 
CARNEIRO, Maria Ângela Barbato e DODGE, Janine J. A descoberta do brincar. São Paulo: Editora Melhoramentos / Editora Boa Companhia, 2007. 

 Não se esqueçam de registrar a proposta com fotos, vídeos, desenhos, do jeito que conseguirem e compartilhem seus momentos conosco. 

Grande abraço Prof° Bruna. 
01/07/2020  

Comentários