PROPOSTA REMOTA PRÉ 1B - PROFESSORES SILENA E RODRIGO

SOMBRA E ARTE

PROPOSTAS  REMOTAS PRÉ 1B

Querida família! Para dar continuidade ao brincar com sombras, hoje trago um artista que usava a sombra em sua arte. Conto com a família para falar sobre a arte com seu(sua) filho(a).

💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟💟

Monet amava pintar ao ar livre

Claude Monet gostava de colocar seu cavalete ao sol ou ao vento e ao ar livre. Sua paixão era desenhar a luz, conseguia reproduzir milhares de reflexos que davam vida à folhagem das árvores, à superfície da água, aos cabelos das mulheres.

Monet pintava um raio de luz com uma cor azul-viva, cor-de-rosa ou alaranjado; em suas pinturas podemos perceber que as sombras nunca são negras, mas verdes-esmeralda, marrons, azuis-ultramar.

Ele pintou a mesma paisagem em diferentes momentos, para registrar as diferentes tonalidades das cores, de acordo com a incidência da luz.

🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨🎨

Vamos falar do Barco de Monet:

Monet transformou um barco em estúdio flutuante. Nele guardava tintas, pincéis, telas e materiais de desenho. Navegando pelo rio, ele parava para pintar onde quisesse. Adorava dizer que a natureza era seu único ateliê



2 - “O barco atelier” 1874, óleo sobre tela



1 - Claude Monet – óleo sobre tela – 48 x 63 cm – 1876 – (The Barnes Foundation (United States)


PROPOSTA:

·         Vamos fazer a dobradura do barco e construir o barco de estúdio de Monet?


Você vai precisar de:

o   Uma caixa de papelão

o   Pinceis ou esponjas

o   Tintas

o   Papel colorido ou revistas

·         Para finalizar faça uma pintura no céu e use a técnicas do quilling para fazer a água do rio.


(Quilling é uma técnica de fazer arte com o papel.  Quilling envolve, basicamente, tiras de papel ou de cetim enroladas que dão forma a alguma figura.)

  💥  Que tal construir um espaço assim como Monet para realizar a arte? Pode ser uma barraca, um canto no pátio ou na casa. Use a imaginação e criatividade. Neste espaço você pode deixar tudo que precisa para criar obras de arte.

 💥Pinte você também uma tela ao ar livre. Use papelão, cartolina ou o que tiver disponível.


PROPOSTA:

BRINCANDO COM A FAMÍLIA:

Memória dos objetos

Essa atividade é para exercitar a memória. Objetos da cozinha, do quarto ou os próprios brinquedos do seu filho podem ser usados. O primeiro passo é separar 10 objetos. Assim, a criança terá que observá-los por um tempo determinado. Os pais são os responsáveis por tirar um e deixar a criança perceber o que sumiu. Escolher um cômodo da casa também pode ser uma opção. Agora, a criança deve olhar durante um minuto para a disposição dos objetos no cômodo escolhido. Depois, terá que descobrir o que mudou de lugar. Os papéis também podem se inverter e a criança comandar a brincadeira e alterar o lugar dos objetos 

Referencias:

https://www.revistaartesanato.com.br/quilling-passo-a-passo/

https://www.materniarte.com.br/barco-estudio-de-monet/

 

Obs.: O registre o momento e nos conte como foi a experiência. Os registros podem ser por fotografias vídeos e relatos. Se puderem e quiserem compartilhe conosco na página do grupo no Facebook.

Abraços com saudades...

Professora Silena

02/07/2020

 

 








RODA DE CONVERSA

 

Olá Famílias!

 

Espero que esteja tudo bem com vocês! Hoje a atividade vai ser um pouco diferente. Como estamos na bandeira vermelha para o Covid 19, temos ainda mais restrições e nossa liberdade está um pouco menor. Entretanto ainda temos muitas responsabilidades, e por isso talvez, a gente fique um pouco mais cansado e ansioso pelo futuro. A proposta dessa semana é somente uma conversa.

Contem pra nós o que vocês estão achando sobre a pandemia, como estão lidando com essas restrições e com essa incerteza que temos. Pode ser no grupo do Facebook ou em particular, como se sentirem melhor.

Quanto a questões pedagógicas, perguntem para as crianças o que elas estão achando de tudo isso, sobre a pandemia, sobre não poderem ir para a escola, ver os amigos e os professores. E também sobre o que gostariam de aprender ou que curiosidades eles gostariam que nós abordássemos.

 

Um abraço do professor Rodrigo

02/07/2020


Comentários