Proposta remota PRÉ 2B (23/10/2020)

CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA. 






23/10/2020 


Olá Famílias! 



    No começo do envio das propostas remotas, as crianças puderam conhecer com mais profundidade a trilha na modalidade alfabética. Com ela, podemos trabalhar vários conceitos de forma lúdica e transdisciplinar, além de reunir a família para momentos ricos em troca de informações e vivências. Para Constance Kamii, “o jogo pode ser definido, de uma maneira geral, como o conjunto de atividades as quais o organismo se entrega, principalmente pelo prazer da própria atividade” (1996, p. 27). 

Esta semana trago outra forma de se trabalhar a trilha, utilizando os números, numerais e conceitos matemáticos, afinal todos eles englobam a matemática e permeiam nossas ações. Vamos desenvolver nossas habilidades com a trilha matemática? 







Passo a passo 



 Recorte ao redor das fichas, seguindo o seu traçado. Em seguida, ordene pela quantidade de estrelas; 
 Recorte os pinos, seguindo as instruções ao lado; 
 Pegue a trilha e o dado que foram retirados na escola. Com cuidado, coloque-os na mesa, juntamente com as fichas e pinos. Chame a família para jogar! 
 Cada integrante escolhe o seu pino. Em seguida, estipulem uma ordem de quem começa a jogar. Sugestão: jogue o dado e preserve o número que parou. Após todos jogarem, ordenem do maior para o menor. O integrante que tirou o maior número joga primeiro, o segundo após, e assim sucessivamente; 
 Se os integrantes pararem em uma das casas que contém a estrela amarela, escolher a ficha correspondente. Exemplo: sétima estrela = ficha com sete estrelas; 
O integrante que caiu na casa com estrela deve responder à pergunta que contém na ficha; 
 Cada ficha contém a possibilidade de registro da resposta, então reserve também lápis e borracha caso a criança queira escrevê-la; 
 Ganha quem chegar ao final da trilha numérica. Bom jogo! 







 
A criança necessita ser protagonista de sua aprendizagem. O adulto apenas media e facilita para que elas aconteçam de forma natural e gradativa. Elogie as conquistas de seu filho e verá o desenvolvimento de um ótimo relacionamento com as aprendizagens escolares. Conto com vocês nesta tarefa! 



Não esqueçam de registrar esses momentos ricos com seus filhos! 

Postar no grupo do WhatsApp ou enviar pessoalmente para a professora até dia 30 de outubro





Um abraço bem apertado!

Professora Bruna Thailine Borges da Silva 







REFERÊNCIAS 


KAMII, C. A. Teoria de Piaget e a educação pré-escolar. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.


ITENS PARA A TRILHA

(OS PAIS QUE BUSCARAM OS MATERIAIS NA ESCOLA NÃO PRECISAM IMPRIMIR ESTES)








Comentários