PROPOSTA PRÉ 1-E PROFESSORA ANDREA
CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.
OLÁ FAMÍLIAS!
Espero que continuem bem e aproveitando bastante as propostas de vivências com as crianças. Nesta semana disponibilizo mais uma atividade com o intuito de manter o vínculo das crianças com a escola e propiciando momentos de interação com a família, diversão e aprendizagens.
A proposta é: SEQUENCIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO.
Jean Piaget, psicólogo suíço, além de explicar o desenvolvimento cognitivo, investigou como se processa a construção do conceito de número pela criança. Piaget propôs que o desenvolvimento cognitivo se processa em quatro estágios: Sensório- motor (0 – 2 anos); pré-operacional (2- 6 anos); de operações concretas (7- 11 anos); e de operações formais (12 anos em diante). Isso significa dizer que a inteligência se modifica com o passar do tempo. Sendo assim, é no segundo estágio, pré-operacional ou de inteligência intuitiva, que a criança passa a desenvolver a capacidade simbólica. Ela começa a usar símbolos mentais- imagens ou palavras- que representam objetos que não estão presentes, o que lhe possibilita fazer classificações. O número também é uma relação criada mentalmente por cada indivíduo. Neste período, a criança classifica ao separar ou agrupar objetos por suas semelhanças e diferenças, fixando desse modo, relações das coisas do ambiente que o rodeia.
Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/sequenciacao-seriacao-relacoes-necessarias-para-construcao.htm
PROPOSTAS:
1. VAMOS PRATICAR? Para esta vivência, os pais precisarão organizar o espaço para que a criança possa realizar a proposta, usando uma variedade de objetos de cores, tamanhos, iguais e diferentes. Pode ser com as roupas da criança, ou uma pilha de roupas da família toda. Ou com meias de toda a família. Também podem ser usados brinquedos variados, tampinhas e ou utensílios de cozinha.
2. Deixem que por algum tempo explorem o material fazendo observações sobre suas características, semelhanças e diferenças (tamanho, textura, cor)
3. Após a manipulação a criança deverá classificar os objetos por cores ou tamanhos.
Exemplos:
• Colocar todos os objetos de cor azul juntos;
Agrupar todos os objetos pequenos;
• Ordenar os objetos por tamanhos, semelhanças em ordem crescente ou decrescente (dos maiores para os menores ou vice-versa).
Comentários
Postar um comentário