PROPOSTA REMOTA N4-AB
CONTEÚDO ESTRITAMENTE PARA ATENDIMENTO ÀS AULAS REMOTAS CONFORME PLANO DE AÇÃO VIGENTE PARA RECUPERAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.
#SOLIDARIEDADECONTAGIA
Queridas Famílias!
Através
da Bandeira queremos reforçar as cores, identificando e nomeando-as.
A
brincadeira com tampinhas coloridas e prendedor de roupas, também tem como
objetivo fazer com que a criança realize e exercite o movimento de pinça, que
nada mais é que manipular objetos usando principalmente os dedos polegar, indicador
e médio.
O movimento de pinça desenvolve a motricidade fina, estimulando principalmente habilidades manuais do cotidiano como uso de talheres, manuseio de pincéis em pinturas entre outras atividades de arte, e é fundamental para o domínio do uso do lápis no processo de alfabetização e construção da escrita.
Para entender melhor sobre o movimento de pinça acesse:
https://institutoneurosaber.com.br/importancia-do-movimento-de-pinca-para-escrita/
-
Mostre para seu filho a imagem da Bandeira do Brasil e explique que esta é um
símbolo que identifica nosso país;
-
Pergunte as cores que a criança está vendo na imagem da Bandeira. Se não souber
ajude;
-
Coloque a disposição da criança, uma bacia com água e várias tampinhas de
garrafas pet nas cores verde, amarela, azul, branca entre outras;
-
Com um prendedor de roupa, peça para seu filho retirar da água as tampinhas das
cores da Bandeira do Brasil. Primeiro as amarelas, depois as verdes, azuis e
brancas. Se tiver tampinhas de outras cores pergunte qual a cor das tampinhas
que ficaram na bacia e se essas cores, tem ou não na Bandeira do Brasil.
-
Questione também sobre qual cor tem mais tampinhas e qual tem menos tampinhas. (Noção
de quantidade).
2° Momento:
Coloque as tampinhas nas suas respectivas cores.
-
Faça um tabuleiro com papelão ou outro material disponível;
- Cole
papéis das cores das tampinhas que você tem. (Os papéis coloridos podem ser
retirados de revistas, papel de presente ou se preferir, poderá pintar com giz,
canetinha, tinta ou cola colorida);
-
Deixe a criança fazer e só ajude se for necessário. Depois pergunte onde estão
as tampinhas laranjas, verdes...e deixe que ela mostre, assim você poderá saber
se seu filho realmente está identificando as cores, fazendo a relação entre o
nome que ouviu e a cor do objeto visualizado.
-Registre
através de fotos ou vídeos e envie através do grupo no Facebook ou no WhatsApp.
Abraços
profes Denise e Marilei.
08/09/2020
Comentários
Postar um comentário