PROPOSTA REMOTA PARA PRÉ 2 B- Nº 04 Professora IVANIA E JÉSSICA

  

   PROPOSTA REMOTA PARA PRÉ 2 B- Nº 04

DATA: 26.03.2021

Professora IVANIA E JÉSSICA


“A escrita deve entrar na vida da criança de uma forma que elas gostem e tenham interesse pela mesma” (CRUVINEL, 2013. p.3)

 

OLÁ FAMÍLIAS!

NADA MELHOR DO QUE INSERIR A CRIANÇA NO MUNDO LETRADO ATRAVÉS DO SEU MARCO DE IDENTIFICAÇÃO, O SEU PRÓPRIO NOME, COM ELE A CRIANÇA SE IDENTIFICA NO MUNDO QUE A CERCA E INICIA A PERCEPÇÃO DAS LETRAS E SEU PAPEL SOCIAL.

QUEREMOS INICIAR ESTES TRABALHOS COM MUITA DIVERSÃO E JOGOS, QUE DEIXEM NOSSOS PEQUENOS ENCANTADOS. POR ISSO LEIA AS INSTRUÇÕES DA PROPOSTA PARA A CRIANÇA E A AUXILIEM EM SUAS DESCOBERTAS.

1-    VAMOS CONHECER O POEMA!   LEIA O POEMA PARA A CRIANÇA

 


 

(Nesta proposta estaremos trabalhando o gênero textual poema e suas rimas que trazem um conhecimento sobre as coisas e seus nomes, bem como a percepção dos fonemas (sons) das letras)


2-  JOGO CAPTURA DE LETRAS:

VOCÊ RECEBEU DUAS FOLHAS PARA RECORTAR: UMA FOLHA COM TODAS AS LETRINHAS DO ALFABETO E OUTRA COM IMAGENS E LETRAS. VOCÊ PRECISA RECORTAR BEM NA LINHA PARA FORMAR OS QUADRADINHOS. ESTAS SERÃO AS FICHAS DO JOGO.

 E TAMBÉM RECEBEU DUAS MÃOZINHAS GRUDADINHAS EM UM PALITO. ESTAS SERÃO AS PEÇAS DOS JOGADORES.

 

   COMO JOGAR:

  • ESTE JOGO PRECISA DE 1 JUIZ (QUEM VIRA AS CARTAS DAS LETRAS E DIZ SEU NOME – ADULTO OU IRMÃO QUE SAIBA IDENTIFICAR AS LETRAS SEM DIFICULDADES) E 1 JOGADOR QUE ENCONTRA AS LETRAS ACERTANDO ELAS COM A MÃOZINHA.  (A CRIANÇA)
  • O JOGADOR FICARÁ COM UMA DAS MÃOZINHAS.
  • AS FICHAS DAS LETRINHAS FICARÃO EM UM PEQUENO MONTINHO VIRADINHAS PARA BAIXO. O JUIZ VIRA UMA FICHA DAS LETRAS E MOSTRA AO JOGADOR. ESTE DEVERÁ ENCONTRAR A IMAGEM RELACIONADA A LETRA , QUE ESTARÁ ESPALHADA PELA MESA E BATER SOBRE ELA COM A MÃOZINHA CAPTURANDO-A.

GUARDE AS PECINHAS EM UM SAQUINHO OU POTINHO DE NATA OU MARGARINA, POIS ESTAREMOS FAZENDO MUITAS PROPOSTAS COM ESTE MATERIAL!

 

 REGISTRE ESTE MOMENTO LINDO DE JOGO E DIVERSÃO COM FOTOS E VÍDEOS

 

(Nesta proposta de jogo estaremos trabalhando o reconhecimento das letras do alfabeto de forma lúdica e divertida e também a percepção da letra inicial de diferentes objetos e animais. ENVIAMOS DUAS MÃOZINHAS PARA PODEREM BRINCAR DE COMPETIÇÃO TENDO DOIS JOGADORES PARA ENCONTRAR AS LETRAS. ASSIM QUE A CRIANÇA SOUBER AS LETRAS DEIXEM ELA SER O JUIZ E NOMEAR AS LETRAS A SEREM ENCONTRADAS)

 

3-  ENCONTRE AS LETRAS DO SEU NOME! 

VOCÊ RECEBEU UMA FOLHA COM SEU NOME ESCRITO NELA. ENCONTRE EM JORNAIS OU REVISTAS AS LETRINHAS QUE FORMAM SEU NOME, RECORTE E COLE ABAIXO DE CADA  LETRINHA DA FOLHA.

 

TIRE UMA FOTO BEM LINDA COM A FOLHA DA ATIVIDADE.

 

(Nesta proposta estaremos trabalhando a escrita do nome e o reconhecimento das letras em diferentes aportes de escrita como jornais e revistas, bem como a coordenação motora fina de recorte e colagem. A folha da atividade deverá ser guardada em casa e assim que solicitado deverá ser entregue na escola)


 

  HORA DO DESAFIO

VOCÊ RECEBEU UM ENVELOPE COM VÁRIAS LETRINHAS, PINTE E  ENFEITE CADA UMA DELAS E DEPOIS PENDURE NO CORDÃO SEGUINDO A SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS.  (1-2-3-4-...)

TIRE UMA FOTO BEM LINDA DE ONDE VOCÊ ESCOLHEU PARA PENDURAR SUAS LETRINHAS.


  

     

 

 


FAMÍLIA! REGISTRE TODOS OS MOMENTOS DA PROPOSTA (PROPOSTA 1, 2 E 3, BEM COMO O DESAFIO) DE ACORDO COM O DESCRITO EM CADA MOMENTO (FOTOS E VÍDEO) E ENVIE  POR MEIO DE WHATSAPP PARA A PROFESSORA.


 

RECEBIMENTO DA PROPOSTA: ATÉ O DIA 01.04 (QUINTA-FEIRA), DEPOIS DESTA DATA A PROPOSTA NÃO SERÁ MAIS ACEITA. LEMBRAMOS QUE PARA A VALIDADE DA PRESENÇA NO PERÍODO REMOTO AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS E ENTREGUES ATÉ A DATA INDICADA.

 

                                                


                       GRANDE ABRAÇO!                         PROFESSORAS       IVANIA  E  JÉSSICA



Comentários